‘Estante Mágica’ reúne autores de livros em uma noite de autógrafos em Altamira

0

Desde o ano de 2019 as escolas públicas de Altamira têm em funcionamento um projeto chamado Estante Mágica. Inicialmente ele foi aplicado com alunos, mas já se estende aos professores. O projeto mexe com um misto de emoções e impulsiona a criatividade de cada escritor, sejam eles alunos ou professores. É uma oportunidade de mergulhar no passado, presente e futuro por meio da escrita.

Em Altamira o projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). E para selar mais uma remessa de livros, a Semed realizou na noite de 15 de fevereiro, uma cerimônia emocionante que reuniu 23 professores da rede pública de ensino, que lançaram e autografaram seus livros.

Rosimar Araújo, professora municipal e embaixadora do Projeto Estante Mágica, destaca que este foi o segundo evento do Projeto, especialmente dedicado aos professores. Ela garante que a ideia de trabalhar com os professores também está sendo um sucesso. “Em 2023 tivemos 36 escritores, este ano temos 28 escritores com 43 obras, um encantamento que só aumenta a vontade dos escritores produzirem mais livros”, expressou Rosimar.

Fabíola de Nazareth, uma professora que agora também se torna escritora, conheceu o Projeto por meio da embaixadora Rosimar, e de cara, se apaixonou e resolveu compartilhar por meio das palavras escritas, uma situação que vivenciou há algum tempo e assim, produziu o seu primeiro livro. “Um filho que foi gerado, primeiro no coração, depois na emoção, teve um passo-a-passo, foi gerado com muito amor”, disse Fabíola.

Luciane Pessoa conta que por trabalhar na Escola que tem o Projeto Estante Mágica, não tinha como não encantar por esse mundo mágico da escrita e ela já está no seu segundo livro. O primeiro ela narrava a história de uma professora e o segundo ela resolveu homenagear a família contando a história dos seus pais e irmãos. “Tudo foi narrado e montado com muito carinho, para emocionar os leitores e a narrativa não cair no esquecimento”, contou Luciane.

O ‘Estante Mágica’ me proporcionou algo que eu ainda não tinha vivido, que é poder escrever e demonstrar o sentimento através da leitura e escrita”, declarou Fabíola.

Sobre o Projeto Estante Mágica

No Brasil o Estante Mágica teve início em 2013, e aqui em Altamira chegou em 2019 em parceria com a Semed e tem sido um sucesso desde que chegou. É um projeto educacional social que visa transformar pessoas comuns em autores de sua própria história. Ele está presente em oito países, incluindo o Brasil e tem embaixadores por regiões. Na região Norte, a embaixadora é a professora Rosimar Araújo, que já conseguiu levar o projeto para escolas públicas e particulares, sendo este o segundo ano com turmas de professores.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade