Estima Octacilio Lino irá representar Altamira na etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

0

O projeto “Nosso parque, nossa voz – juventude unida pela justiça climática no parque Jardim Independente”, da escola Estima Dr. Octacílio Lino, foi classificado para a etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O projeto é representado pelos alunos Davi Amorim de Menezes e Heloisa dos Santos Silva, com orientação da professora Jéssica Portugal.

Davi, Heloisa e Jéssica irão representar Altamira na etapa nacional.

Eu queria agradecer porque tudo começou na conferência municipal aqui em Altamira. E fomos selecionados e eu agradeço muito a quem nos confiou para podermos estar representando não somente a escola, estamos representando todo município de Altamira, toda a região Xingu”, comemorou Davi.

O projeto propõe a reforma e revitalização do Parque Jardim Independente, onde antes viviam pessoas em situação de vulnerabilidade. Essas famílias foram realocadas e indenizadas, mas o parque, embora iniciado, não foi concluído e atualmente se encontra em estado de depredação. O objetivo dos alunos é reformar, transformar e preservar o espaço, garantindo que o local seja útil e acolhedor para os moradores do bairro Independente I.

Eu tô muito feliz, eu quero agradecer, essa oportunidade incrível, eu também quero agradecer, a escola Octacilio Lino que sempre nos apoiou. E eu tô muito feliz porque a gente aprendeu muito, eu tô muito feliz, eu tô sem reação”, afirmou a aluna Heloisa dos Santos.

O projeto foi selecionado durante a etapa estadual da conferência, realizada em Belém, na terça-feira, 3 de junho. Além da Estima Octacílio Lino, Altamira também foi representada na etapa estadual pela Emeif Alteir Mardegan, com os alunos Giselly de Miranda Anacleto e Hannry Araújo Martins, orientados pela professora Alice Costa Pereira; e pela Emeif Maeta Arara, representada pelos alunos Mukui Arara e Bianka Arara, sob orientação da professora Larissa Pinheiro de Almeida.

Três escolas representaram Altamira na etapa estadual.

A conquista foi celebrada com uma passeata, que contou com a participação da primeira-dama, Paola Abucater, que percorreu as principais vias de Altamira e foi finalizada na Estima Octacilio Lino, onde os demais alunos preparam uma recepção calorosa para os vencedores.

Escola preparou uma recepção calorosa.

Esse é o momento único. Não tenho palavras para dizer para vocês o quanto é importante na educação. Eu só posso aqui agradecer a esses alunos maravilhosos pelas belíssimas apresentações e projetos. Quero agradecer os professores, os diretores, os coordenadores que deram o maior apoio para que esse evento pudesse acontecer. Então, aqui eu só posso dizer, meu, muito obrigada aos alunos e a toda a equipe que colaborou para esse momento acontecer”, destacou Keila Pedrosa, secretária de Educação.

Na etapa estadual, 160 delegados aprofundaram os diálogos e escolheram os projetos que irão representar o Pará na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), promovida pelo Governo Federal, por meio dos Ministérios da Educação, do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Conferência tem como objetivo incentivar a comunidade escolar a adotar uma postura responsável diante dos desafios socioambientais, promovendo ações locais para enfrentar as emergências climáticas, com base em educação ambiental, equidade, inclusão e diversidade.

COMPARTILHE

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade