Feira do Pescado movimenta a economia de Altamira

0

Altamira vive um novo momento na cadeia produtiva de pescado, com a realização da Feira do Pescado. O evento tem impulsionado a economia, dado visibilidade aos produtores e fortalecido a comercialização de peixes.

Instalada no Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar), a Feira conta com mais de 20 expositores cadastrados, além de outros que se somaram à programação após o início do evento.

A Feira do Pescado conta com mais de 20 expositores.

Entre os participantes está Max Wendel Costa, de 33 anos, engenheiro de pesca que atua no box 46. Ele enfatiza a importância da Feira para os produtores locais. “A gente veio participar, prestigiar também o evento, e vamos comercializar tambaqui, tambatinga e piau, que são as espécies mais procuradas por aqui. É uma iniciativa de grande relevância para o município, fortalece toda a cadeia produtiva. Muita gente tem dificuldade justamente nessa parte da comercialização, então eventos como esse ajudam o produtor e o peixeiro a terem mais voz e visibilidade”, afirmou.

Para o expositor Max, a Feira proporciona visibilidade aos produtores de peixe.

Outro expositor, Leandro Araújo Ferreira, de 28 anos, conhecido como “Piabão”, também celebra os resultados positivos. “Aqui tem futuro. Hoje vendi todo o filhote que trouxe, ainda tenho um pouco de dourada e muito tambaqui, que é o peixe que mais sai. Achei que hoje não venderia muito, mas me surpreendi, a venda foi boa e amanhã deve ser melhor ainda”, comemorou.

Leandro se surpreendeu com a procura pelo pescado, já no primeiro dia.

Para o secretário de Agricultura, Sergio Mota, a feira representa uma oportunidade estratégica para valorizar os produtores locais e garantir alimentos de qualidade à população. “Falou de Páscoa, Semana Santa, falou de pescado, então esse é um momento oportuno. A feira é uma pequena amostra do que Altamira pode oferecer. A gente quer transformar esse potencial em potência. O espaço foi pensado para garantir condições sanitárias adequadas, segurança alimentar e conforto tanto para quem vende quanto para quem compra. A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria de Agricultura, junto com a Norte Energia, está empenhada em fortalecer essa atividade econômica”, explicou.

Secretário de Agricultura pontua a necessidade e os benefícios da realização do evento.

Além de fomentar a comercialização, a feira também serve como base para coleta de dados, que auxiliarão no planejamento de políticas públicas e novos investimentos no setor. “Estamos levantando números para saber quanto será gerado em recursos, para que possamos planejar os próximos passos. É uma iniciativa diferente, organizada, e convido todos os altamirenses a virem conhecer, consumir e apoiar os produtores locais”, destacou o secretário.

A Feira do Pescado continua até o dia 18 de abril, sexta-feira, com boas expectativas de vendas. De acordo com a Semagri, a previsão é que aproximadamente 8 mil quilos de pescado sejam comercializados ao longo dos quatro dias de evento.

Mais de 8 mil quilos de pescado devem ser vendidos na Feira.

Durante a ‘Feira do Pescado – Semana Santa 2025’, a população encontra uma ampla variedade de pescados frescos, além de hortaliças, frutas e outros produtos. Entre as espécies ofertadas estão tambaqui, tucunaré, pescada, dourada, filhote e piau.

Além da venda de pescados e hortifrútis, a feira também conta com box para a venda de lanches, peixes preparados e a comercialização de produtos como farinha e açaí.

A ‘Feira do Pescado – Semana Santa 2025’ é uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), com apoio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania (Segmuc), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Norte Energia.

Texto: Antonio Luiz Ferreira
Fotos: Victor Moraes e Mateus Luz

COMPARTILHE

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade