Festival Chocolat 2023: Palestras e Cursos encantaram os amantes do chocolate no segundo dia do evento

O Festival Chocolat 2023 está a todo vapor, e o segundo dia do evento trouxe consigo uma programação incrível de palestras e cursos para encantar os amantes do chocolate. Os participantes ansiosos se reuniram em um ambiente repleto de aroma e sabor, prontos para se envolver em experiências únicas e aprender com os melhores profissionais do ramo.

As palestras desta sexta-feira, 16, no período da manhã abordaram temas como: Parcerias Estratégicas para o Desenvolvimento Regional da Cacauicultura, Cultivares locais, Híbridos e Clonais de Cacau do Pará: Desafios e oportunidades, Avaliação da qualidade de cacau e seus derivados: Qual Impacto para o produtor.

No espaço cursos práticos destinados aos entusiastas que desejavam colocar a mão na massa – ou melhor, no chocolate, foi realizado o Curso de Derivados de Cacau, ministrado por José Janilson, instrutor e servidor do Ministério da Agricultura do Pará. “Transformar a parte do cacau que seria desperdiçada, 92% do fruto a gente não aproveita, é isso aqui que a gente tá transformando em geleias, licores, doces, álcool, vinagre, tudo feito a partir do cacau”, destacou o instrutor.

O agricultor Sebastião Furtado participa do curso. Ele cultiva cacau em sua propriedade, localizada no Ramal das Baianas na região Assurini, zona rural do município de Altamira, e aproveitou a oportunidade para aprender como aproveitar melhor a amêndoa considerada o ouro da região Transamazônica. _“A gente aprende a fazer uma variedade de coisas com o cacau. A partir de agora eu vou aproveitar o que o cacau vai proporcionar em termos de produção de chocolate, bombons uma infinidade de coisas”, d_isse o agricultor.

O empresário Almir Silva tem uma Chocolataria em Brasília, no Distrito Federal, e veio de longe para aprender como aproveitar melhor os insumos do cacau. “É uma oportunidade de tá aqui na base da produção, onde as matérias-primas e insumos estão disponíveis, a gente tem a oportunidade de conviver com essa cultura raiz, a gente aprende e reproduz lá no centro do Brasil”, afirmou Almir.

A tarde, o Festival Chocolat Xingu 2023 abriu as portas para a visitação do público na grande feira do chocolate. Neste período aconteceram também as rodadas de palestras, entre elas: “A Importância da Assistência Técnica no Desenvolvimento Rural, e ainda uma Palestra Internacional com Adalberto Ferreira, de São Tomé/Príncipe, na África, que abordou o Ecossistema do Cacau em São Tomé e Príncipe e a relação com o mercado europeu. A GENCAU trouxe a Visão Privada da Comercialização do Cacau, e a última do dia foi sobre a Sucessão familiar na propriedade agrícola.

Uma das sensações da Feira do Chocolate foi o Kids Cooking, um espaço especialmente dedicado às crianças e que durou todo o Festival. A criança que ia chegando participava de uma aula gostosa de culinária com o chocolate, e os pais aproveitaram muito para registrar cada momento de aprendizado. Uma turma especial foi a dos alunos do Projeto Esperança, das Prefeitura de Altamira, que aprenderam a fazer pirulitos de chocolate. “Eu adorei, muito saboroso”, disse a pequena Victoria Mariana aluna do projeto Esperança.

O Festival, que começou no dia 15, segue até o dia 18, no Centro de Eventos Vilmar Soares, localizado na Avenida Governador Jader Barbalho, conhecida como Perimetral. O ambiente vibrante do Festival é uma oportunidade única para que os participantes compartilhem experiências e conhecimentos com pessoas de todo o mundo. À medida que o segundo dia do Festival Chocolat Xingu 2023 chegava ao fim, aumentava a expectativa pelo próximo dia, que prometia trazer ainda mais descobertas e prazeres que rodeiam o doce mais amado do mundo: o chocolate.