Governador do Pará visita o Festival do Chocolate Xingu e anuncia obras da Usina da Paz em Altamira

Na tarde de sexta-feira, 16, Altamira recebeu a visita do Governador Helder Barbalho, que veio cumprir duas importantes agendas no município: a visitação ao Festival do Chocolat Xingu 2023 a assinatura das obras de construção da Usina da Paz. Do aeroporto, ele e sua comitiva seguiram direto para o Centro de Eventos Vilmar Soares, onde acontecia a Feira do Chocolate, que já estava em seu segundo dia.

“Esta feira se consolida dentro do roteiro das grandes feiras do Brasil, e claro, com repercussão internacional. É o Pará, Altamira, a região do Xingu entrando para o roteiro das feiras do chocolate de todo o planeta”, disse o Helder Barbalho, que visitou estandes, conversou com chocolatiers, agricultores familiares e degustou chocolates regionais artesanais, destacando elogios aos produtos da região. O governador destacou a importância do evento para o fortalecimento do cacau na região Transamazônica, que hoje é considerada a maior produtora de cacau do país.

“A estratégia da produção cacaueira do nosso Estado faz com que o Pará hoje seja o maior produtor do Brasil, mas além de produzir cacau garantindo uma amêndoa extraordinária e de forma comprovada, das melhores de todo o mundo. Faz a produção gerar desenvolvimento, com sustentabilidade, conciliando a produção rural com o meio ambiente no sistema agroflorestal, na integração lavoura e floresta, respeitando a agricultura familiar, garantindo estratégia social do uso da terra, e preservando o meio ambiente e gerando emprego.”, destacou o governador.

O segundo compromisso de Helder Barbalho na cidade foi no loteamento São Francisco, onde será construída uma Usina da Paz. No local, o governador, o gestor do município e vereadores de Altamira assinaram juntos a ordem de serviço da grande obra. Na ocasião, o governador recebeu da prefeitura o título definitivo do terreno, o que possibilitou que o projeto fosse consolidado ainda neste semestre. “Não poderia haver local melhor pra se construir uma Usina da Paz, aqui nós teremos uma escola de ensino médio, uma escola de tempo integral, a secretaria de Estado de Meio Ambiente e setecentas casas do ‘Minha casa minha vida’. Aqui é um complexo social para atender a todos esses bairros”, destacou o gestor.

Durante a cerimônia, as máquinas trabalhavam na terraplanagem a área, que tem que tem 10 mil metros quadrados, e está tendo a execução da empresa Norte Energia, responsável pela construção da Usina. “Ser parceiro do Estado no desenvolvimento deste projeto, coma prefeitura, pra nós é um motivo de muita honra e muito especial”, enfatizou o diretor presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro.

A Usina da Paz de Altamira tem previsão de conclusão em fevereiro de 2024, e será a 13° UsiPaz a ser entregue pelo Governo do Pará, no âmbito do Programa Territórios pela Paz (TerPaz). A vice-governadora do Estado, Hana Ghassan destacou que “Pessoas e gestores de outros Estados estão vindo conhecer o projeto da Usina da Paz no Pará, mas ele só funciona porque a comunidade abraça o projeto, ela é a segunda casa da comunidade”.

A construção e a oferta de serviços das Usinas da Paz obedecem a um modelo único, em que cada UsiPaz tem o mesmo projeto arquitetônico e oferece a mesma quantidade de serviços, todos gratuitos, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, capacitação técnica e profissionalizante para homens e mulheres, campo de futebol, quadra de areia, piscina, espaço para artes marciais (dojô) e atividades culturais, salas de audiovisual e inclusão digital, além de eventos e encontros direcionados à comunidade.

“Este é um momento muito especial, quando iniciamos as obras da Usina da Paz de Altamira, atendendo esta região da cidade, implementando aqui serviços fundamentais de cidadania, de segurança pública, garantindo a partir deste equipamento social, que a população local possa ter oportunidade, e possam, a partir daí, seguir o caminho da paz. A certeza de que este programa muda a realidade social, busca cuidar das pessoas, consequentemente trazer paz social para as regiões”, concluiu o governador Helder Barbalho.