Inaugurações de obras municipais e estaduais marcam um dia memorável em Altamira com a presença de diversas autoridades

A sexta-feira, 23 de fevereiro, foi dia de muita alegria para a população altamirense, que recebeu oficialmente da prefeitura quatro grandes e importantes obras: As Escolas em Tempo Integral (Estimas) Dr. Otacílio Lino e José Burlamaqui de Miranda; o Restaurante Popular Padre Frederico Tschol, no bairro Mutirão; e a Sala de tomografia do Hospital Geral.

As inaugurações realizadas pela gestão municipal tiveram também a presença do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho e da vice Hana Ghassan, que vieram cumprir uma agenda de entrega de obras estaduais em Altamira, sendo elas: a entrega da agência da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito, órgão ligado ao Detran do Pará), a entrega de 42 novas viaturas para o Oitavo Comando Regional de Policiamento (CPR8) e para a Polícia Científica, entrega de 100 cheques moradias do Programa Habitacional “Sua Casa”, a entrega oficial do aparelho de tomografia do HGA, adquirido pela prefeitura de Altamira com uma colaboração do governo do Estado, e a inauguração de 8 totens de video monitoramento da segurança pública instalados recentemente em Altamira.

A primeira agenda de inaugurações dos dois gestores foi na Estima Octacilio Lino, onde muitos pais aguardavam a chegada da comitiva. Lá o prefeito Claudomiro Gomes inaugurou oficialmente a escola em tempo integral acompanhado pelo governador Helder Barbalho e a vice Hana Ghassan. A comitiva, recebida com festa pela banda municipal, visitou os espaços da escola e cumprimentou pais, alunos e professores.

“Estamos com muita ansiedade, adrenalina e acreditamos que aqui essa escola realizará um trabalho excepcional que vai favorecer muito esse município, o território da região do Xingu Transamazônica, vai ser uma referência regional pra nós. E a gente agradece a prefeitura por essa sensibilidade,” disse Everaldo Sousa, diretor da Estima Octacilio Lino.

A segunda parada da comitiva foi na agência da Ciretran de Altamira, que recebeu reformas. Na Avenida Perimetral, local da terceira inauguração, o governador entregou os 8 totens de videomonitoramento da segurança pública que funciona por meio de um botão de emergência, reconhecimento facial, sinais de alerta e captura de imagens de veículos, facilitando a comunicação entre o cidadão e a polícia. No mesmo local o governador entregou das viaturas para a polícia militar regional e para a Polícia Científica.

A quarta inauguração foi no Hospital Geral de Altamira, onde a prefeitura construiu a sala do primeiro tomógrafo municipal, adquirido com uma colaboração entre governo do Estado e Prefeitura. “Uma grande conquista para a saúde do município de Altamira a entrega do tomógrafo. Isso é fundamental para estruturar a saúde, garantir exames com qualidade e celeridade. Vamos continuar investindo em saúde e investindo na população de Altamira”, afirmou o governador Helder Barbalho.

“Um dia muito importante para o município de Altamira e para a Transamazônica, pois só tínhamos um tomógrafo nessa região que era o do Hospital Regional da Transamazônica. Agora, a partir da próxima semana, já vamos poder disponibilizar o atendimento aqui no Hospital Geral de Altamira, com muita gratidão aos nossos gestores municipais e estaduais que tiraram a nossa região do isolamento”, destacou Waldecir Maia, Secretário Municipal de Saúde.

A quinta inauguração foi uma grande festa na Estima José Edson Burlamaqui de Miranda, a segunda escola em tempo integral do município. Os gestores visitaram os espaços da escola e fizeram seus discursos oficiais na quadra, onde o governador também entregou a algumas famílias contempladas os cheques do Programa Habitacional “Sua Casa”.

A última agenda da comitiva foi no Restaurante Popular, no bairro Mutirão, onde a gestão celebrou a entrega do restaurante para a população daquele complexo de bairros. Um banquete já aguardava a comitiva, que pôde saborear do almoço preparado pela equipe do restaurante.

Para a gestão municipal, esse foi um dia para ficar marcado na história de Altamira, que recebeu obras preciosas da prefeitura e do governo estadual. Um dia para celebrar conquistas que irão melhorar significativamente a vida da população. “Nós olhamos o todo, não estamos olhando só hoje. Olhamos lá pra frente quando não estaremos mais aqui, mas deixamos nossa contribuição pelo bem do nosso povo”, disse Claudomiro Gomes, prefeito de Altamira.

O prefeito de Altamira aproveitou o momento festivo para anunciar que a Prefeitura recebeu um convite pra ir à Lisboa, Capital de Portugal, levar a Rota do Cacau, uma iniciativa própria que encantou os amantes de turismo dentro e fora do Brasil. Também anunciou que no plano das escolas em tempo integral, até 2034, todas as escolas do município deverão funcionar no sistema integral de educação.