Ministro do Turismo lança Fungetur para fomentar a atividade turística na região da Transamazônica

0

Foi no auditório da Associação Consórcio Belo Monte (ACBM) que o Ministro do Turismo, Celso Sabino, durante agenda oficial anunciou investimentos e fomentos para o desenvolvimento da atividade turística na região Xingu e Transamazônica, com o Novo Fundo Geral de Turismo (Fungetur). O fundo especial de financiamento, é destinado a financiar capital de giro, reforma e aquisição de equipamentos para meios de hospedagem, bares e restaurantes, agências de viagens e empresas de transporte.

“Estamos percorrendo o Brasil, levando o Ministério do Turismo e levando especialmente, o Fungetur, que é um fundo pra financiamento da iniciativa privada e também, dando continuidade às obras de infraestrutura turísticas que vinham paradas e lançando novas obras, que os convênios serão assinados em Belém”, afirma o Ministro Celso Sabino.

Eduardo Modesto é proprietário do Sítio Ecológico Raízes do Xingu, que fica a 51 km de Altamira, sendo a maior caverna de arenito da América Latina e uma área de 125 hc toda preservada, onde é feito turismo de aventura e turismo científico de estudantes da região.

“Eu não me recordo há quanto tempo não temos um Ministro do Turismo, aqui no nosso município, e melhor ainda, que é um paraense e conhece toda a nossa região. E a expectativa é muito grande, pois não existe um mercado maior que o turismo, pois abrange todas as cadeias com emprego e renda, e principalmente leva nosso município e a nossa região para fora, divulgando positivamente. Nós necessitamos dessa parceria e com isso damos condições melhores para nossos clientes e a população local, e ao mesmo tempo, atrair turistas e assim, todos ganhamos”, explica o empresário.

A visita do Ministro do Turismo, Celso Sabino, em Altamira, trouxe ainda outra novidade, o MTur Itinerante que permite a apresentação dos serviços e das ações de investimento do governo federal que são voltadas para empresas e empreendedores que atuam com o turismo, dessa vez, na região do Xingu.

“Técnicos muito competentes do Ministério do Turismo estarão aqui na região agora em fevereiro e irão percorrer a região para elaborar o projeto da rota do Chocolate Raiz, uma rota que vai prestigiar os atrativos turísticos que já existem, vai ajudar a elaboração e o lançamento de novos produtos turísticos e também nos dar subsídios para trabalhar a infraestrutura turística como, por exemplo, a sinalização turística da região, atrativos de investimentos para a região como hotéis, pousadas, parques e afins”, ressalta o ministro.

A empresária Elcy Gutzeit, da Fazenda Panorama do município de Uruará, esteve no encontro e celebrou os investimentos na região que ajudam a fortalecer a rota do cacau e do chocolate fino.

“Estamos muito felizes nessa reunião aqui hoje, e isso é inédito porque estamos alcançando objetivos e metas que há anos a gente vem tentando, e estou muito feliz porque vai ajudar todos nós agricultores, no setor do turismo e do agronegócio”, afirma.

O encontro contou com a presença dos prefeitos da região da Transamazônica, entre eles, o prefeito de Altamira e atual presidente da ACBM, Claudomiro Gomes que ressaltou a importância das parcerias e que “é necessário a força de todos da sociedade para o desenvolvimento e com isso, trazer turistas para a nossa região”.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade