Começou na manhã da segunda-feira, 1º de março, em Altamira, a vacinação de pessoas com 85 anos ou mais, contra a Covid-19. Um ponto de drive thru e outro fixo, foram instalados no Centro de Eventos para receber os idosos em mais uma etapa de imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, Sesma.
Seu José Monteiro, de 88 anos, disse que se sente mais seguro após receber a imunização. “É uma coisa pra nos fazer feliz, ficar firme. E você pode não ver nada, mas na televisão a quantidade de gente que tem morrendo, essa vacina é uma coisa mandada por Deus”.
Essa é a quarta etapa de vacinação contra a Covid-19 na cidade, nela o município recebeu 1.241 doses da vacina Oxford-AstraZeneca. A Sesma espera concluir essa etapa de imunização da faixa etária de 85 a 89 anos, até a próxima sexta-feira, 5 de março.
“A gente solicita que as pessoas venham logo nos primeiros dias, mas a vacina vai estar disponível até sexta, mas quem puder vir o quanto antes é melhor”, afirma a enfermeira Marleide Souza, da Vigilância Epidemiológica – Sesma.
No primeiro dia de vacinação dos idosos, as equipes da saúde vacinaram 133 idosos. Entre eles estava a dona Tereza Francisca dos Santos, de 89 anos, que foi levada pela neta até o Centro de Eventos para receber a vacina. “Se fosse há mais tempo, eu já tinha tomado. Eu nem sabia, minha neta que me trouxe, não doeu, foi rápido e tô muito feliz”, afirma a idosa, que agora aguarda o prazo necessário para tomar a segunda dose da vacina.
Apesar de toda euforia pelo início da imunização, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica explica que o momento ainda é de precaução.
“O fato de você estar imunizado, não significa que você deve deixar as medidas de proteção. Importante continuar com o uso de máscara e evitar as aglomerações”.