Nossa praia sempre limpa: projeto realiza limpeza da praia da Orla

Com o objetivo de devolver a segurança para banhistas que frequentam as praias do município, o projeto ‘Nossa praia sempre limpa’ da prefeitura de Altamira, realizou na manhã desta quarta-feira, 12/04, o mutirão de limpeza na praia da orla da cidade.

Samira Costa é aluna do primeiro ano do curso de enfermagem e comentou sobre a participação, pela primeira vez, na ação da prefeitura de Altamira.

“Hoje viemos colocar em prática a ação de um projeto muito importante para a população de Altamira, que tem a finalidade de manter as praias sempre limpas, porque com isso, podemos ajudar o meio ambiente, a saúde humana e animal, porque esses três pilares são essenciais para o equilíbrio”, declarou a participante.

Realizado pelas equipes de educação ambiental da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (Semma), são recolhidos os materiais deixados pelos banhistas como garrafas de vidro, copos e garrafas plásticas, papéis e embalagens diversas.

A bióloga, Silnara Bento, explicou que o projeto ‘Nossa praia sempre limpa’ tem como principal objetivo sensibilizar ambientalmente os banhistas e comerciantes e falou sobre a ação positiva da gestão municipal.

“É sempre positivo, porque é como se fosse uma sementinha que estamos plantando, a partir do momento em que eles veem que estamos fazendo o recolhimento dos resíduos, a pessoa já passa a ter consciência e levar para o local adequado, até porque a praia é de todos”, explica.

O projeto é desenvolvido desde 2022, e conta com o apoio das secretarias municipais de Turismo (Semtur), Assistência Social (Semaps), Segurança e Mobilidade (Segmuc) e Segurança Pública (Segmuc), além da participação da Norte Energia e alunos da Faculdade Serra Dourado.

“Achei muito interessante hoje, gostei muito. Eu nunca tinha feito nada do tipo e pretendo fazer mais vezes, para ajudar o meio ambiente, os animais e nós mesmos”, conclui a participante Samira sobre o projeto ‘Nossa Praia Sempre Limpa’.

O Projeto ‘Nossa Praia Sempre Limpa’ segue com os mutirões de limpeza nos dias:

13/04 (Quinta) – Praia da Massanori, ação das 08h30 até as 12h

14/04 (Sexta) – Mutirão de limpeza na Rampa do Pedral (RUC Tavaquara);

16/04 (Domingo) – Sensibilização ambiental nas praias da Orla e do Massanori, ação das 08h30 até as 12h

Fotos: Leonardo Oliveira