A Prefeitura de Altamira assinou, neste final de semana, a Ordem de Serviço para a segunda etapa da reurbanização o da Orla do Cais. Com investimento de R$ 1 milhão e prazo de seis meses para execução, a obra contempla a modernização de 18 quiosques e dos banheiros existentes, melhorando a estrutura para comerciantes, moradores e visitantes.
A intervenção dá continuidade às melhorias realizadas na Orla e prevê uma nova concepção arquitetônica para integrar os quiosques aos demais equipamentos do espaço, incluindo a Casa do Artesanato. O projeto busca melhorar a circulação e criar ambientes mais adequados para alimentação, lazer e convivência.
A secretária municipal de Planejamento, Renata Mengoni, destacou que a intervenção também terá reflexos na atividade econômica e turística do município.
“É um investimento que vai além da infraestrutura, pois fortalece os comerciantes, movimenta a economia, valoriza o turismo, a gastronomia e a cultura, além de tornar esse cartão-postal cada vez mais atrativo para moradores e visitantes. É um momento importante para Altamira e, dentro de seis meses, esperamos entregar à população um espaço renovado, mais organizado, confortável e integrado à nova Orla”, destacou.
A nova estrutura também terá elementos relacionados à identidade regional, com pinturas geométricas inspiradas na estética indígena, fazendo referência à importância histórica, cultural e social dos povos originários para Altamira.
Novos espaços valorizam comerciantes e gastronomia local
A requalificação terá impacto direto nas atividades desenvolvidas pelos permissionários. Os novos espaços proporcionarão melhores condições para o preparo e a comercialização de alimentos e para o atendimento ao público, contribuindo para a valorização dos estabelecimentos instalados na Orla.
A comerciante Eliete Lima ressaltou a expectativa de que as melhorias também contribuam para aumentar o movimento no local.
“Essa reforma vai melhorar bastante o nosso trabalho e também a experiência de quem visita a Orla. Há muito tempo esperávamos por uma melhoria como essa, e acreditamos que a nova estrutura vai deixar o espaço mais bonito, organizado e atrativo. A Orla é um dos primeiros lugares que as pessoas procuram quando chegam a Altamira, então essa revitalização também pode aumentar o movimento e melhorar as nossas vendas”, afirmou.
Frequentadora dos quiosques, Joana D’Arc também destacou os benefícios esperados com a nova estrutura.
“A Orla de Altamira já é um espaço muito bonito e, com a melhoria dos quiosques, acredito que ficará ainda mais atrativo, trazendo mais visibilidade, valorizando o trabalho dos comerciantes e oferecendo mais conforto para moradores e visitantes. Como frequentadora, fico muito feliz em ver a Orla sendo cada vez mais valorizada”, afirmou.
Investimento fortalece economia e turismo
A requalificação da Orla do Cais tem importância estratégica para o desenvolvimento econômico e turístico de Altamira. Por ser um dos espaços de convivência e visitação do município, a melhoria da infraestrutura contribui para atrair moradores e turistas, ampliar a circulação de pessoas e estimular o consumo nos estabelecimentos locais.
A modernização dos quiosques também fortalece a gastronomia como parte da experiência turística oferecida na Orla. Com ambientes mais organizados e adequados ao atendimento, os comerciantes ganham melhores condições para desenvolver suas atividades, favorecendo a geração de trabalho e renda.
Ao integrar infraestrutura, gastronomia, artesanato, cultura e lazer, a requalificação contribui para consolidar a Orla do Cais como um dos principais espaços de visitação de Altamira e para fomentar a economia ligada ao turismo e aos pequenos negócios.
O empreendimento integra o programa Reurbanização da Orla do Cais – Ministério das Cidades e é executado pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan).

