NÚCLEO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR DA SESMA REALIZA PROGRAMAÇÃO VOLTADA PARA IDOSOS

Para tirar a poeira e colocar o corpo em movimento, uma programação voltada para os integrantes da pastoral do idoso da Diocese do Xingu, foi realizada pelo Núcleo Integrado Multidisciplinar (NIM), da Secretaria Municipal de Saúde de Altamira (SESMA), nas dependências da igreja católica Imaculada Conceição, localizada no bairro aparecida.

“Comecei a participar quando funcionava no posto de saúde, mas aí veio o coronavírus e parou tudo. e agora voltou, e a agora a gente vai ficar mais à vontade, do que ficar só em casa, direto, é ruim”, declarou Jose Carlos Araújo, que participa frequentemente das programações, espera ansiosamente pelos eventos todos os meses.

A ação acontece pelo menos uma vez ao mês, sempre com temas diferentes, e nesse mês foi a programação foi realizada em alusão a campanha junho violeta, que conscientiza o combate à violência contra a pessoa idosa.

“Esse evento já faz parte do nosso programa de trabalho, é realizado uma vez por mês, onde a gente convida todos da pastoral e mais os idosos que fazem parte do bairro da grande Brasília”, ressaltou Francemary Gomes, Coordenadora do Núcleo Integrado Multidisciplinar da SESMA.

Durante a pandemia muitos idosos precisaram ficar isolados em casa há mais de um ano e com o avanço da imunização, é possível, ainda com as restrições necessárias, realizar atividades em grupo.

“Tô animada vendo a presença de todos, que é um momento muito gratificante, muito precioso. eu agradeço a deus esse momento de estarmos todos juntos. com uma mesa bem bonita e escutando umas musicas maravilhosas, que convida a gente a mexer o corpo”, afirmou Francisca Maria Alves, aposentada que participa do programa e estava muito contente com a ação.

Durante a programação foram realizadas diversas atividades como dança, palestras, entregas de brindes, uma oficina de produção de sal e ervas, e também, foi servido um delicioso café da manhã aos participantes.

“A gente tem uma ajuda muito grande da comunidade, do comércio de modo em geral, eles sempre fazem doação. O café da manhã, os brindes que as vezes a gente sorteia, tudo é doação que a gente busca, e eles colaboram a gente tenta fazer uma manhã mais agradável e mais acolhedora pra eles”, ressaltou Francemary Gomes.

Veja a matéria!