Orquestra sinfônica brasileira e coral das Igrejas Batistas animam o grande público presente nas programações natalinas de Altamira

A noite de 9 de dezembro foi completamente musical na Concha Acústica, na Orla da Cidade, que recebeu duas atrações musicais: a Orquestra Sinfônica Brasileira e o Coral das Igrejas Batistas de Altamira. As atrações são parte do Projeto Presente de Natal, realizado pela prefeitura durante todo o mês de dezembro.

A Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pelo maestro Anderson Alves, abriu a noite emocionante de músicas clássicas e populares por meio dos instrumentos musicais dos 14 componentes da Orquestra, que ao todo é formada por cerca de 70 musicistas, todos da cidade do Rio de Janeiro. “A música representa muito mais do que simplesmente sons e notas musicais, né, é algo que vai na alma”, destacou Anderson Alves, maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Centenas de pessoas assistiram o espetáculo sentadas na frente da Concha Acústica e embaladas pelo som das cordas do II Concerto de Cordas de Altamira. É o caso do Ítalo Oliveira, que viajou no tempo e curtiu todo o espetáculo. “É muito empolgante você ouvir ao vivo aquilo que a gente só ouve por vídeo, música e até mesmo por desenho animado. Então a sensação de ouvir a orquestra ao vivo é muito gratificante e eu me sinto extremamente honrado, eu viajei no tempo”, disse Ítalo Oliveira, que levou a família para a Orla nesta noite especial.

O II Concerto de Cordas de Altamira apresentou quatro músicas clássicas de Mozart, um austríaco compositor e pianista famoso do período clássico, e dois folclores raiz da cultura brasileira. Além disso, a Orquestra homenageou Waldemar Henrique, pianista, maestro e compositor de algumas das mais belas canções do repertório lírico brasileiro, como Uirapuru, Foi Boto e Sinhá. Waldemar Henrique é considerado o mais talentoso compositor lírico da região Norte do país. Compôs cerca de 200 canções inspiradas no folclore amazônico, em lendas indígenas e nos ritmos nordestinos e afro-brasileiros.

Mas a alegria maior da plateia foi o Folclore Urbano com a melodia de Dona Onete ‘No meio do Pitiú’ e de Pinduca ‘Sinhá Pureza’. Esta foi a segunda vez que a Orquestra veio a Altamira trazer um Concerto de Cordas para o público, uma iniciativa da Norte Energia com apoio da Prefeitura de Altamira. “É uma alegria enorme poder trazer música pra Altamira, é uma iniciativa espetacular que poderia ser adotada em várias cidades, em vários Estados do nosso Brasil”, comentou o maestro Anderson Alves.

E para fechar a noite de melodias e boa música, o palco ganhou a presença de um coral formado pelas Igrejas Batistas de Altamira, que juntaram suas vozes na cantata de natal, relembrando hinos de adoração que fazem parte da vida de gerações de cristãos evangélicos. A cantora batista Késia Aguiar veio de Marabá trazendo um estilo animado de música cristã com o violão e com a sanfona da filha Carla Aguiar. “Pra mim é um prazer imenso contribuir, fazer parte deste momento tão agradável e tão abençoador porque nós viemos trazer a mensagem do céu através das canções,” disse a cantora.

Eventos musicais como esses contribuem para criar uma atmosfera festiva e emocionante durante a temporada de festas natalinas, e a prefeitura entende a importância de proporcionar à população uma experiência única aos espectadores. As programações natalinas seguem até o dia 02 de Janeiro, na Orla da cidade, e contam com visitações à Casa do Papai Noel, à Vila Natalina e com programações culturais diversas na Concha Acústica de quinta a domingo.