Parceria entre prefeitura e governo do estado traz ‘Caravana da Leitura’ para Altamira

Livros, alegria, e claro, muita contação de história. Assim foi a manhã da segunda-feira, 22/05, para os mais de 200 alunos da Rede Municipal de ensino de Altamira, que participaram da programação especial da Caravana da Leitura da Fundação Cultural do Pará. E o palco do Teatro Municipal Jarbas Passarinho ficou pequeno para a criançada que participou, cantou e acompanhou atenta tudo o que acontecia.

A visita acontece após as escolas municipais participarem do edital da Fundação Cultural do Pará de inscrição de livros de autores paraenses. Diane Santos, que atua na divisão da sala de leitura e bibliotecas da SEMED, coordenando e orientando os profissionais que trabalham nesses espaços pedagógicos, conta que a partir de então, outras propostas foram feitas.

“A FCP gostou da participação das nossas salas de leitura, das nossas escolas no projeto, e resolveu trazer a caravana da leitura pro nosso município, beneficiando mais de 1.200 crianças no espaço do teatro municipal”, explica.

A parceria entre governo do estado e prefeitura de Altamira, por meio das secretarias municipais de Educação (SEMED), e Cultura (SECULT), permite que as crianças e jovens do município tenham acesso a literatura de forma mais lúdica. A Caravana da Leitura completa 16 anos de existência esse ano, e segue levando diversão para diversos municípios do Estado, contando com a ajuda dos personagens Arthur, Bibi e Orvil.

A programação inclui espetáculos de teatro de bonecos, gincanas, contação de histórias, oficinas e workshops. O objetivo do projeto é intensificar as ações de interiorização promovidas pela Fundação Cultural do Pará, incentivando o hábito da leitura entre crianças e jovens em todo o território paraense.

Maria Eduarda é aluna da Escola Ensino Fundamental Deodoro da Fonseca. Aos 9 anos é uma leitora assídua e conta que ama o mundo da leitura.

“Entre a escola todinha, o meu melhor momento é a sala de leitura, que a gente vai aprender a ler, a gente faz atividade, a gente pega livros emprestados. Lá na minha sala também tem um colchãozinho que eu pego o livro na hora do recreio, eu como e vou pra sala de leitura, e fico lendo até o recreio bater”, relata a estudante.

O município de Altamira possui dentro das escolas municipais as Salas de Leitura, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, que permite que as crianças possam ter um espaço apropriado, onde tenham contato direto com a leitura e de forma lúdica.

“A proposta da Caravana era que trouxesse uma ampliação daquilo que as crianças já vivenciam nas salas de leitura que é a contação de histórias, teatro de fantoches e eles estão maravilhados com essa programação, que conta com a participação de alunos de 7 escolas municipais”, afirma a coordenadora Diane Santos.

Paralelo ao evento, a programação conta ainda com uma oficina de restauração, encadernação e higienização de livros que acontecerá durante toda a semana na Biblioteca Pública Municipal Dóris Burlamaqui de Miranda, coordenada por Sandro Palheta, que veio juntamente com a equipe da Fundação Cultural do Pará, para promover a oficina.

“Estamos fazendo um trabalho colaborativo com as bibliotecas dos municípios, que não têm recursos para fazer o trabalho de restauração com aqueles livros que estão encostados, parados e eles precisam voltar para a estante para estar à disposição do usuário”, explica Sandro.

Com luvas, máscaras e muita delicadeza, servidoras que atuam nas escolas municipais, ocuparam as mesas da Biblioteca municipal onde puderam aprender as técnicas e os cuidados necessários para manusear livros muito utilizados.

“Nós viemos trazer um pouco das informações, dos trabalhos técnicos, dos materiais que são utilizados. E, com esse trabalho vão poder ser feitos pequenos restauros, vão saber fazer a restauração de livro, aprender a fazer um desmonte, uma troca de guarda e vão com certeza, conseguir voltar os livros pra estante para uso”, finaliza o coordenador da oficina.