Antônio Eurico de 33 anos, tem tuberculose e descobriu há poucos dias que também tem asma. Devido às comorbidades, Antônio foi até o posto de vacinação localizado no Centro de Eventos para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ele é mais um, dos milhares de altamirenses com doenças pré-existentes que estão sendo vacinados.
“Seguindo todos os protocolos de segurança não cheguei a pegar o vírus. 1 ano e 3 meses trabalhando em casa, respeitando a quarentena, respeitando todas as medidas, usando máscara, usando álcool em gel e agora a gente sai desse período vitorioso, vacinado”, declarou Antônio Eurico.
As doenças incluídas como comorbidades são:
– Diabetes
– Hipertensão
– Doenças cardíacas
– Doenças auto imunes (Imunossuprimidos)
– Asma
– Obesidade mórbida
– Síndrome de Down
A coordenação de imunização de Altamira segue diminuindo a idade dos grupos prioritários para pessoas com comorbidades e na segunda-feira, dia 31 maio, avança para o público de 30 anos ou mais. Mais de 100 doses da vacina foram disponibilizadas para a aplicação da primeira dose deste grupo. A imunização está disponível nos quatro postos de vacinação existentes na cidade.
“A gente depende dos lotes de vacinas que vão chegando e conforme vai chegando, conseguimos ampliar o grupo de pessoas para receber a vacina”, afirmou a enfermeira da SESMA, Rosinéia Pereira.
A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para garantir a imunização, é necessário levar documento oficial com foto, laudo médico que confirme o quadro de saúde ou uma receita médica. É importante lembrar que a vacina segue disponível para os idosos a partir dos 60 anos, grávidas e puérperas com comorbidades e professores da educação infantil, especial e ensino superior que tiveram os nomes entregues nas listas encaminhadas para a SESMA.
Confira a matéria!