Plano de arborização pretende plantar duas mil mudas de árvores na cidade em 2024

Plantar 2 mil mudas de árvores na cidade durante o ano de 2024, entre espécies florestais e frutíferas, nas ruas e avenidas de Altamira é o objetivo do Plano de Arborização, encabeçado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e que já vem sendo desenvolvido desde 2023.

O Plano de Arborização é uma iniciativa da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e sua retomada em 2024 foi realizada na última quarta-feira, 07 de fevereiro, em uma ação no bairro São Joaquim, onde foram plantadas 92 mudas de jambeiros, jaqueiras, mangueiras e macharimbeiras. A ação teve a participação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Articulação da Cidadania (Segmuc), Universidades, Movimento de Mulheres de Altamira, Norte Energia, Creax, entre outros parceiros.

“A prefeitura convida os moradores a ajudarem a cuidar dessas plantas, lembrando que são seres vivos e precisam de cuidados. Dessa forma, os moradores também podem apontar locais dentro da cidade que eles acham que merece um trabalho de arborização”, destacou Ubirajara Umbuzeiro, secretário municipal de Meio Ambiente.

O Plano visa ainda beneficiar a cidade e oferecer à população uma melhor qualidade de vida pelos benefícios oferecidos pelas árvores, como embelezamento, paisagismo, amortecimento de ruídos, enriquecimento da flora e fauna urbana, amenização da sensação térmica, regulação das chuvas, entre outros benefícios que a arborização pode proporcionar à cidade.

Edivaldo Cardoso, morador do bairro São Joaquim ressalta que os resultados da ação, que virão depois. “No futuro teremos um bairro mais ventilado, assim como toda a cidade terá um clima mais ameno”, destacou.

Em março de 2023, a Prefeitura, por meio da Semma, iniciou o plantio de algumas espécies arbóreas nas ruas e avenidas da cidade para compor a arborização urbana, com o objetivo de melhorar a paisagem e o microclima urbano. Desde o início das atividades do Plano de Arborização já foram plantados 468 (quatrocentos e sessenta e oito) indivíduos, distribuídos entre as espécies de Ipês: Ipê-rosa, Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Ipê-branco, Ipê-amarelo-de-jardim e Macharimbés.

Neste projeto já foram contemplados os seguintes bairros, com suas respectivas ruas: Jardim Uirapuru; Premem; Esplanada do Xingu; Centro; Sudam I; Mutirão; Jardim Altamira; Aparecida e Brasília, em frente a Escola de Tempo Integral – Octacílio e Lagoa do Independente I.

“Futuramente serão entregues mudas para aqueles moradores que desejarem plantar nos quintais de casa”, afirmou Ubirajara Umbuzeiro.

Karina Dias, professora de ciências biológicas da UFPA, esclarece que esse projeto de arborização é de extrema relevância para a cidade, principalmente diante do cenário de aquecimento global e ansiedade climática da atualidade. “E com o plantio de árvores frutíferas, como é o caso dessa ação de hoje, a comunidade se beneficia duas vezes”, destacou Karina.