A Prefeitura de Altamira deu mais um passo importante para fortalecer a educação na zona rural do município. No último sábado (15), foi assinada a Ordem de Serviço para a construção da EMEIF Cleidiane Sousa de Araújo, na comunidade Ituna III, localizada na Gleba Assurini, a mais de 100 quilômetros da sede de Altamira.
Atualmente, a escola funciona em um barracão cedido pela associação da comunidade e atende mais de 100 alunos. Com a nova obra, os estudantes e servidores terão um espaço adequado, seguro e preparado para o desenvolvimento das atividades escolares.
A área onde a escola será construída foi doada pela própria comunidade, fortalecendo a parceria entre moradores e o poder público para transformar uma antiga reivindicação em realidade.
Para o morador Orlei Paulino Dias, conhecido como Marquinhos da April, a assinatura da Ordem de Serviço representa a realização de uma luta de anos. A nova escola também será uma homenagem à sua esposa, que faleceu há dois anos e participou do início da mobilização pela construção da unidade.
“O sentimento maior é de gratidão a Deus, à gestão e a toda a comunidade que lutou por essa escola. Há seis anos ela funciona no barracão da associação, e hoje damos um passo importante para realizar o sonho de ter uma escola construída, com estrutura digna para atender mais de cem alunos do Itunaí.”
Moradora da comunidade e mãe de dois alunos matriculados na escola, Rosivania Lopes também destacou a importância da conquista para as famílias.
“O sentimento é de muita felicidade, porque foi uma trajetória longa e difícil. Meus filhos foram alguns dos primeiros alunos a estudar aqui. Hoje, o coração está quentinho em saber que esse sonho vai se realizar e que nossos filhos terão um espaço mais adequado, com conforto e qualidade para estudar.”
A secretária municipal de Educação, Keila Pedrosa, ressaltou que a construção representa mais do que uma nova estrutura física para a comunidade.

Alunos, moradores e autoridades celebram a assinatura da Ordem de Serviço para construção da escola.
“Hoje é um momento extremamente importante para o município de Altamira e mais um passo à frente para a nossa educação. Construir uma escola não é apenas levantar paredes, é construir sonhos, garantir melhores condições de ensino para os alunos e de trabalho para os servidores. É um sentimento de realização.”
Com a construção da EMEIF Cleidiane Sousa de Araújo, os alunos da comunidade Ituna III terão uma estrutura própria para estudar, com mais segurança, conforto e melhores condições para o aprendizado. A nova unidade representa a transformação de uma antiga reivindicação da comunidade em uma realidade para as famílias da Gleba Assurini.






