Prefeitura de Altamira e Sebrae promovem palestra para professores sobre Competências Empreendedoras

A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Altamira, SEMED, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizou no último dia 20, palestra voltada para professores do 1º ao 9º ano, abordando “As competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua relação com as Competências Empreendedoras”.

“Hoje a secretaria, em parceria com o SEBRAE, está propondo para os professores dentro da hora-atividade, a palestra, trabalhando a formação dos professores, voltada para as competências empreendedoras. Extremamente importante!”, afirmou Rafael Alves Fernandes, chefe de Divisão de Formação Continuada da SEMED.

A palestra foi ministrada por Vânia Rego, sócia fundadora do renomado Centro de Educação Paulo Freire, sediado no Distrito Federal. Com Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília, a palestrante destacou a importância de entender as competências gerais da BNCC como diretrizes fundamentais para a educação básica. Ressaltou a necessidade de os professores compreenderem as potencialidades e a abrangência dessas competências, a fim de integrá-las às práticas pedagógicas de forma significativa e contextualizada.

“Trabalhar projetos com as 10 competências da Base Nacional comum curricular, e o SEBRAE agrega isso às 15 competências empreendedoras. Isso não vai exigir do professor um trabalho novo, mais uma mudança de postura e de olhar pra o processo educacional que ele desencadeia ao longo do ano”, destacou a palestrante do SEBRAE, Vânia Rego.

Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e tirar dúvidas sobre a implementação da BNCC em suas escolas, além de receber orientações práticas para promover o desenvolvimento das competências gerais em suas respectivas disciplinas.

“A Secretaria de Educação está de parabéns, principalmente por aderir a esse projeto, juntamente com o SEBRAE, que traz pra gente esse repensar, e traz também propostas como a gente tem que se posicionar frente a esses desafios”, completou Tarzys Pinheiro, professor da EMEF Raimunda Mota.

Os profissionais saíram revigorados e motivados a aplicar as ideias discutidas em suas práticas educacionais diárias. “Muito importante essas formações, e eu vou levar pra vida, com certeza, porque através dessas formações oferecidas pela prefeitura que nós adquirimos muito mais conhecimento, não só na teoria mas como na prática”, disse Jorgete Souza, professora da EMEIF Polo Nova Vida, na Agrovila Assurini.