Prefeitura de Altamira entrega sete veículos Marruá, comprados com recursos municipais, para atender alunos da educação do campo

Sabendo que o transporte escolar enfrenta grandes desafios nas áreas rurais do município, a prefeitura de Altamira adquiriu, com recursos próprios, sete novos micro-ônibus da marca Agrale, modelo Marruá 4 X 4, que já foram entregues para a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A Prefeitura investiu 3 milhões e 640 mil reais nesta aquisição.

Os veículos serão destinados ao transporte escolar de alunos matriculados em escolas da zona rural da rede municipal pública de ensino. A entrega dos micro-ônibus aconteceu na manhã de sexta-feira (21/10), em frente à Concha Acústica, na orla da cidade.

Os novos modelos foram adquiridos pela prefeitura de Altamira no início de 2022, com recursos do município, para garantir transporte confortável, seguro, com acessibilidade, em quantidade suficiente, para atender alunos da rede pública de educação. Os veículos Marruá deveriam ter sido entregues em abril de 2022, junto com os micro-ônibus que estão atendendo à zona urbana, porém, só foram entregues agora pela montadora. O atraso se deu devido à demora em sua fabricação, que foi prejudicada pela pandemia.

Os ônibus são padronizados pelo Ministério da Educação, e por isso vêm com marca do Ministério da Educação, cumprindo exigência do governo federal. Eles fazem parte do programa Caminho da Escola, que consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços, realizado pelo FNDE, de VEÍCULOS PADRONIZADOS para o transporte escolar.

MAIS CONFORTO, SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE ESCOLAR

Pela primeira vez, os alunos da zona rural poderão contar com veículos de 5 portas de acesso, com capacidade para transportar 13 crianças, motorista e auxiliar, com bagageiro traseiro e ar-condicionado. Os Marruás, a princípio, irão atender as escolas das localidades Quatro Bocas, Travessão da Firma, Vila Piauiense, na região da gleba Assurini, e também, no distrito de Castelo de Sonhos. Atualmente, 3.800 alunos da Educação do Campo são atendidos pelo transporte escolar.

VOCÊ CONHECE OS MICRO-ÔNIBUS MARRUÁ?

Os micro-ônibus Agrale Marruá 4×4 são adaptados para pessoas com necessidades especiais e são considerados os mais apropriados para transportar passageiros em terrenos acidentados, pois sua estrutura favorece o desempenho, a segurança, o conforto e a acessibilidade.

Para que o município pudesse fazer a entrega desses veículos, previstos no programa Caminhos da Escola, do governo federal, existem TRÊS FORMAS para estados e MUNICÍPIOS PARTICIPAREM: com RECURSOS PRÓPRIOS, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que oferece linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

O processo de pregão eletrônico dos ônibus adquiridos pela prefeitura de Altamira foi feito pelo MEC. A empresa vencedora do certame pode vendê-los a municípios interessados em comprá-los com recursos próprios, que tiverem autorização do MEC para aderirem. Foi assim que a prefeitura de Altamira comprou os veículos.

Esta ação da nova gestão de Altamira é mais um avanço para garantir o acesso de todas as crianças à educação no nosso município.