A Prefeitura Municipal de Altamira, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com o Governo do Estado, através da Emater, Ideflor-Bio, Ministério Público do Pará (MPPA) e Norte Energia, realizou no último sábado (01/03), a entrega de aproximadamente 26 mil mudas de cacau e 50 kits de sementes de açaí para agricultores familiares do Projeto de Assentamento (PA) Lages, localizado no Travessão da Firma, na comunidade da Vila Nova Canaã, zona rural do município. A iniciativa faz parte do Projeto Refloresta, que busca recuperar áreas degradadas e impulsionar a sustentabilidade.
Para os agricultores, o apoio representa um grande avanço. “Está nos ajudando de uma forma muito positiva, não só aqui no Assurini, mas também do outro lado da cidade”, destacou o agricultor Francimar Oliveira da Silva. Francisco Feitosa dos Santos, produtor da região, também ressaltou a importância do projeto. “Estive aqui em 2003, quando fiz o assentamento de cerca de 2 mil famílias, onde não existia agricultura. Sempre esperamos um projeto como este, que traz desenvolvimento para a nossa comunidade.”
O microprodutor José Afonso de Jesus Silva reforçou o impacto positivo da iniciativa. “Antes deste projeto, nós éramos esquecidos pelo poder público. Hoje, estamos tendo a oportunidade de alavancar nosso trabalho.”
O secretário de Agricultura, Sérgio Mota, destacou a importância da continuidade do projeto. “Este é um trabalho fundamental. Queremos aprimorar ainda mais o viveiro municipal para que, no próximo ano, possamos entregar ainda mais mudas. Dessa forma, contribuímos com o meio ambiente e geramos renda para os pequenos produtores.”
Jorge Cley dos Santos, secretário de Meio Ambiente, enfatizou a relevância da entrega. “Esta é a segunda ação do projeto, que tem sido essencial para o fortalecimento da agricultura familiar no Travessão da Firma.”
Engajamento e Sustentabilidade
Lançado há dois anos, o Projeto Refloresta Altamira é destinado a micro e pequenos produtores rurais e tem como objetivo a recuperação de áreas degradadas por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs). A iniciativa promove a sustentabilidade e gera renda para os agricultores locais.
As mudas são produzidas em viveiros locais, garantindo qualidade genética e fitossanitária, além de impulsionar a economia regional com a geração de empregos na produção das plantas. Agricultores interessados em participar do projeto podem se cadastrar junto à Prefeitura de Altamira para receber suporte técnico e insumos.
O Projeto Refloresta Altamira segue como referência na recuperação de áreas degradadas na Amazônia, unindo esforços de diferentes instituições e fortalecendo a agroecologia como ferramenta de desenvolvimento sustentável.
Presenças no evento
A entrega das mudas contou com a presença do prefeito municipal Loredan Mello, acompanhado pelos secretários municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Administração e Finanças. Também estiveram presentes Israel de Oliveira, gerente do Escritório Regional do Xingu do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), além de técnicos do órgão.
A Prefeitura de Altamira reforça seu compromisso com o desenvolvimento rural e a sustentabilidade, promovendo ações que impactam diretamente a vida dos pequenos produtores e o futuro ambiental da região.
Texto: Lívia Alfaia/Ascom PMA
Fotos: Ezequias Alves/Ascom PMA