Prefeitura de Altamira promove mutirão de consultas e conscientização no Dia Mundial do Rim

0

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (13/03), a Prefeitura Municipal de Altamira, por meio da Secretaria de Saúde/Atenção Primária, realizou uma ação especial em parceria com o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT). A iniciativa incluiu uma programação dedicada aos pacientes cadastrados na rede municipal de saúde, com 100 consultas agendadas — 50 pela manhã e 50 à tarde.

A enfermeira Laís Alves, chefe da divisão de ações programáticas estratégicas na Atenção Primária/Sesma, destacou a importância da mobilização. “Esta semana é dedicada à saúde dos rins. Estamos atendendo nossos pacientes da rede municipal, especialmente aqueles com hipertensão, diabetes ou outras comorbidades renais, oferecendo orientações, educação em saúde e consultas com médico nefrologista”, explicou.

O médico nefrologista Leonardo de Oliveira Rodrigues da Silva, diretor técnico do HRPT e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), ressaltou a relevância da data. “O Dia Mundial do Rim é celebrado globalmente há mais de 20 anos. Nosso foco é a prevenção e a detecção precoce das doenças renais, especialmente a doença renal crônica, que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros. Infelizmente, mais de 50 mil pessoas morrem anualmente devido à falta de acesso à diálise ou ao transplante. Queremos mudar esse cenário promovendo exames simples, como o de creatinina, para identificar precocemente os casos e garantir o encaminhamento para tratamento especializado. O Hospital Regional oferece esse serviço”, afirmou.

Para os participantes, a iniciativa trouxe um momento de cuidado e reflexão. O autônomo Darquiones dos Santos Cantanhede compartilhou sua experiência. “A gente deve sempre cuidar, prevenir e zelar pela nossa saúde. Esta ação é muito importante. Aconselho a todos que bebam bastante água e se cuidem, para não chegar aos estágios mais graves, como eu, que dependo de hemodiálise”, relatou.

O aposentado Domingos da Silva também participou da programação e reforçou a necessidade de se atentar à saúde renal. “Vim fazer alguns exames e receber atendimento porque meu rim está inflamado. A gente precisa cuidar mais da nossa saúde. Nossa vida é muito importante”, concluiu.

A formação de ossos sadios e a produção dos glóbulos vermelhos no sangue necessitam da função normal dos rins. Os principais inimigos são o excesso de sal, pouca água, uso abusivo de remédios, diabetes e pressão alta descontrolados, além do excesso de proteínas.

Texto: Lívia Alfaia / Ascom PMA
Fotos: Ezequias Alves / Ascom PMA

COMPARTILHE

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade