A manhã do dia 30/11, foi de alegria para a comunidade escolar da Gleba Assurini com uma série de ações realizadas pela Prefeitura de Altamira, por meio da equipe da Educação no Campo da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com os alunos das EMEIF Boa Esperança, Sol Nascente e Nova Vida.
Na EMEIF Boa Esperança, 16 alunos do 2º, 3º, 4º e 5º ano tiveram uma manhã de autógrafos dos livros produzidos por eles próprios, através do projeto Estante Mágica. Durante a cerimônia, os pequenos autores apresentaram seus livros e, em um momento emocionante, os maiores leitores do ano foram premiados.
Elias Gabriel no 2º ano, em 2022 chegou a ler 66 livros, e em 2023, bateu o próprio recorde e, juntamente com Maria Cecília, do 4º ano, que é fã da autora Sônia Portugal, eles leram 150 livros, cada.
“Eu já tinha feito um livro com a minha amiga, e minha mãe tava me ajudando com a minha professora para fazer esse livro que chama Livros Perfeitos, e conta a história de uma menina que gostava muito de ler. Eu tô gostando muito dessa manhã, simplesmente porque minha mãe está aqui, e essa manhã tá sendo muito especial pra mim”, declara a aluna Maria Cecília, do 4º ano.
Na EMEIF Sol Nascente, a secretária de educação de Altamira, Maria das Neves, juntamente com a equipe da Semed, participou da cerimônia especial para premiar os alunos que participaram dos Jogos Estudantis do Xingu – JEX 2023.
“É gratificante essa sensação, essa conquista, e entre várias escolas conseguimos trazer o 3º lugar, que já é algo marcante e positivo que vai dar um gás a mais para todos. Não foi fácil a questão do transporte, locomoção e da alimentação, eu tive um apoio muito bom da coordenação da escola, e ano que vem vamos com força a mais, pois tivemos pouco tempo de preparação”, afirma Janine Ferrari.
Com 23 escolas inscritas, e mais de 1 mil alunos participantes, essa foi a primeira vez que uma escola do campo participou dos JEX, levando para casa o 1º lugar na modalidade Games, o 3º lugar no futsal feminino e medalhas para os alunos do AEE Luis Felipe e Ricardo, que tiveram os melhores tempos e são alunos do Atendimento Especial Educacional (AEE) que participaram dos jogos estudantis.
“Há 2 anos estou atuando na sala do AEE e pra gente foi um orgulho imenso estar participando dos jogos com os nossos alunos, eles ficaram muito felizes e os pais também, devido eles participarem e a gente saber que a educação especial as pessoas ainda tem preconceito com as crianças especiais, então a gente fica super feliz da secretaria de educação ter pensado nessas crianças, e ter incluído, e hoje a gente prestigiou o resultado, que foi a premiação em medalha, e a gente se enche de orgulho de ver nossas crianças participando, e por ser do campo”, declara Andressa Naiara, professora do AEE da EMEIF Sol Nascente.
Na EMEIF Nova Vida, a equipe da Educação do Campo da SEMED participou da cerimônia de entrega da reforma da nova Sala de Leitura, que traz como tema o fundo do rio e recebeu o nome de Mateus Menezes, homenagem a um aluno que partiu de forma inesperada, e o nome da sala foi apresentado em forma de poesia.
“Isso é um grande prazer pra nós, enquanto professores da escola, e também morador da comunidade saber que é mais um benefício que a prefeitura tem proporcionado para a nossa comunidade e estar em um espaço igual a esse é muito gratificante, poder usufruir de boas leituras e trazer melhor desenvolvimento para nossas crianças”, enfatizou a professora da Sala de Leitura, Elyelma Rodrigues.