Prefeitura de Altamira realiza ações de atenção básica à saúde na comunidade Princesa do Xingu

Após mais de 3 anos sem atendimento médico no posto de saúde e há mais de 5 anos sem ações de saúde na comunidade da área rural da Princesa do Xingu, equipes da Secretaria Municipal de Saúde composta por médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais e educadoras físicas estiveram na comunidade para levar atendimento e serviços básicos de saúde.

Tudo isso foi feito após uma visita técnica de equipe multidisciplinar da prefeitura municipal de Altamira, realizada na semana anterior, com o objetivo de verificar a infraestrutura do prédio, que ainda vai passar por ampliação e reforma completa.

Joana da Silva é técnica de enfermagem há 32 anos na mesma unidade básica de saúde da comunidade e falou sobre a maior cobrança dos moradores da área.

“Ação de muita importância, porque o que mais a comunidade cobra é atendimento de enfermagem, médico, dentista. Eu fico só como técnica, e não posso exercer e nem fornecer toda a medicação que o paciente precisa quando busca atendimento. Uma ação grande como essa não acontece desde 2015”.

Além dos atendimentos médicos e odontológicos, também foram oferecidos serviços de assistência social. France Gomes é nutricionista e também participou da ação. “Além dos atendimentos de orientação alimentar e nutricional, também estamos com atendimento ambulatorial e administração de vitamina A para crianças menores de 5 anos”.

Regiane dos Santos é moradora da comunidade e falou sobre a importância da ação para todos os moradores da localidade. “Há muito tempo não vinha médico aqui. Hoje veio uma equipe completa com nutricionista que nunca tinha vindo, psicóloga e fonoaudióloga. Seria muito bom e produtivo pra comunidade se viesse mais vezes”.

Após uma visita técnica no final do mês de fevereiro, quando foi feita uma avaliação da estrutura e das melhorias necessárias para realizar os atendimentos especializados com maia qualidade, a comunidade conseguiu, afinal, ter um dia de atenção básica à saúde, depois de muitos anos.

A vereadora Enfermeira Socorro, que participou da solicitação e também esteve presente no dia da ação, comentou sobre a necessidade da população, que agora será assistida com atendimento de 15 em 15 dias.

“Estamos vindo com toda a equipe, juntamente com o ‘Melhor em Casa’, ministrando palestras para a comunidade. Um compromisso da atual gestão para que possamos ter atendimentos regulares nas áreas rurais, nas comunidades onde tem o maior número populacional. Hoje inicia-se esse trabalho”, declarou a vereadora.

E finalizou, afirmando que “a gente como profissional de saúde fica feliz em estar na comunidade para atender toda essa população tanto aqui da agrovila, como das vicinais e dos ramais próximos”.

Além dos atendimentos médicos, profissionais de educação física foram convidadas para falar sobre a necessidade da atividade física para manter a saúde em dia. Elas realizaram atividades físicas com cálculo de IMC, aplicação de questionário sobre a importância do exercício físico, e observação de como está a condição da população local.

Essas profissionais também apresentaram à comunidade as ações do programa de combate ao tabagismo, com esclarecimentos e orientações para quem é fumante, além de fazer testes e colocar à disposição também as medicações gratuitas e eficientes para quem quer parar de fumar.