Prefeitura de Altamira realiza os pagamentos para os fazedores de cultura contemplados na Lei Paulo Gustavo

0

A cidade de Altamira vive um dia especial, marcado pelo investimento da prefeitura na cultura local, por meio dos editais Baixão do Tufi e Aldemar Bezerra, lançados pela Secretaria Municipal de Cultura – Secult pela Lei Paulo Gustavo, totalizando quase 1 milhão de reais destinados aos fazedores de cultura locais. A iniciativa visa impulsionar e valorizar as expressões artísticas que enriquecem a identidade da cidade.

Devanir França, coordenador de projetos, expressa a importância desse momento para a comunidade cultural altamirense: “Um dia muito especial para todos os altamirenses, principalmente para a cultura, pois a prefeitura está fomentando na cultura local quase 1 milhão de reais nos editais Baixão do Tufi e Aldemar Bezerra.”

Nos dois editais, 106 propostas foram aprovadas, contemplando quase 600 pessoas envolvidas em diversas expressões culturais, desde teatro, artesanato até produções de curtas-metragens que prometem expandir e divulgar ainda mais a riqueza cultural da cidade.

Mara Nogueira, contemplada na Lei Paulo Gustavo com o projeto Carimbó AKA do Xingu, destaca a importância do prêmio para suas ações educativas. “Esse prêmio foi muito esperado porque vai ajudar as nossas ações de educação, pois a gente faz um trabalho de base com populações periféricas com crianças, jovens, adultos e idosos, o nosso público é geral. E a gente trabalha com música, dança, arte, literatura e tudo o mais que podemos envolver para trabalhar dentro do carimbó.”

Leo Xipaia, da Etnia Xipaia da Cachoeira Seca, compartilha a relevância do apoio da prefeitura para o projeto de Avivamento Cultural do Povo Xipaia. “Isso para nossa comunidade está sendo de suma importância, porque a prefeitura incentivando a cultura local, e temos Altamira como nossa casa, e isso fortalece o nosso povo. O projeto visa arte, cultura, língua materna, a valorização da biodiversidade do nosso povo, os rituais e a gente mantêm a cultura viva dessa forma.”

A Prefeitura de Altamira celebra o compromisso com a cultura e reconhece o potencial transformador desses investimentos para a preservação e fortalecimento das tradições locais.

O investimento é reconhecido como um processo crucial para o fortalecimento da cultura, como destaca o coordenador Devanir França. “É muito importante todo esse processo para o fortalecimento da cultura, haja vista que a cultura está linkada com todos os segmentos como educação, turismo, esporte, social e hoje é muito importante todo esse processo para resgatar, ainda mais, a nossa história, as nossas tradições e a nossa cultura altamirense e fazendo com que as pessoas amem ainda mais essa cidade maravilhosa.”

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade