Prefeitura de Altamira realiza plantio de mudas de ipês em área pública da cidade

0

Promovendo ações que contribuem com a arborização urbana de Altamira, as equipes da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente – SEMMA, da prefeitura de Altamira, realizaram na manhã desta quarta-feira, 19/04, o plantio de 30 mudas de ipê dos tipos amarelo, rosa e roxo, na área verde próxima a rotatória da Trav. Cmte Castilho que agora vai ganhar ainda mais cor e vida. A ação contou com a participação do Movimento Coletivo de Mulheres, crianças do Projeto Esperança e estagiários do programa Manus.

Participando pela 1ª vez de iniciativas ambientais que ajudam a melhorar o clima, Tânia Sena do Movimento de Mulheres, fala sobre a emoção de participar de ações como essa.

“Isso contribui indiscutivelmente para a qualidade de vida e a saúde da população, e principalmente na Amazônia, que é nossa casa, é um momento de muita alegria e de esperança, porque a gente precisa preservar o que ainda temos na natureza, mas também a gente precisa recuperar nossas áreas urbanas, pra termos uma cidade mais saudável, mais bonita e mais feliz”, declara.

Dioanne Leite é engenheira florestal da SEMMA, falou sobre a importância da participação de toda a sociedade nesse processo de reconstrução dos espaços urbanos verdes.

“A prefeitura tem tentado aproveitar os espaços de áreas livres para incorporar novos espécimes (árvores)”, e ressaltou que “a inclusão da sociedade é importante, porque a arborização de Altamira, desde seu início, se deu através da participação social, tanto através do plantio por moradores, quanto por iniciativas da sociedade civil, então hoje nós estamos continuando esse trabalho que foi iniciado pela população”, afirma a engenheira florestal.

Reafirmando o compromisso da gestão municipal com o meio ambiente, proporcionando inúmeros benefícios relacionados ao conforto climático, Ulisses Kaynã, estagiário do programa Manus falou sobre a sua participação na plantação de mudas de ipê.

“Pra mim é uma coisa muito boa ajudar o meio ambiente, e tentar restaurar um pouco o que nós mesmos causando, que é a falta de vegetação”, afirmou.

Sabendo que o plantio proporciona novos locais de resfriamento, de descanso e de contato com a natureza, tornando a cidade cada vez mais sustentável, Dioanne Leite conclui que a ação pretende “continuar trazendo benefícios pra nossa cidade dessa vez, através da arborização”.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade