Senhorinha de Oliveira, de 85 anos, mora no travessão do Babaquara, zona rural de Altamira. Há mais de um ano, a agricultora esperava realizar um exame de ultrassonografia pelo sistema municipal de saúde e agora conseguiu, graças aos novos aparelhos entregues pela Prefeitura. “Hoje eu estou muito alegre com esse aparelho de ultrassonografia. Agora, graças a Deus, chegou esse aparelho e eu estou muito satisfeita, porque agora consegui fazer o meu exame”, comemora.
Assim como dona Senhorinha, as duas salas e os dois novos aparelhos de ultrassonografia do Centro de Apoio em Diagnóstico, irão beneficiar de 20 a 40 pacientes por dia, desafogando uma imensa fila de espera.
As salas foram projetadas para oferecer um ambiente humanizado, proporcionando mais conforto aos pacientes. Quem também já aproveitou essa nova conquista para a saúde pública, foi a dona de casa Danielly Rodrigues. “Ia fazer três meses que eu estava esperando esse exame e só agora eu consegui. Esses novos aparelhos vão ajudar muita gente e agora vai ser tudo muito rápido”, diz aliviada.
Atualmente, o Centro de Apoio em Diagnóstico atende entre 130 e 180 pessoas diariamente, com exames de eletrocardiograma, raio-X com laudo e ultrassonografia.
Novos tempos para a saúde pública de Altamira
Desde o início da gestão ‘Renovação, União e Trabalho’, a saúde tem sido tratada como prioridade. Em menos de dois meses, diversas ações já estão transformando o atendimento na rede pública municipal.
“Nós estamos, junto com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, agradeço também os servidores e o empenho de cada um deles, porque sem o empenho deles, nós não estaríamos avançando tanto. Destaco a entrega de monitores multiparâmetros para a UPA, entrega de equipamentos também para o HGA, ofertas de exames da tomografia, a instalação do sistema que é um avanço e o pioneiro de Altamira, que é o E-Saúde. Inauguramos o terceiro turno de atendimento no bairro Jatobá e fortalecemos o terceiro turno do bairro de Brasília. A saúde está vivendo um novo momento em Altamira, um momento de trabalho, um momento de compromisso e de renovação, que é o que o povo de Altamira esperava”, pontuou o secretário de saúde, Maurício Nascimento.
Estiveram presentes no evento, o prefeito de Altamira, Loredan Mello, a vice-prefeita, Thais Nascimento, a primeira-dama, Paola Abucater, o chefe de gabinete, Tony Gleydson Barros, o secretário de Saúde, Maurício Nascimento e o diretor do HGA, Eberlan de Jesus. Além dos parlamentares Dr. Rodrigo Carvalho e Chesther Pedro, representando a Câmara de Vereadores.
“Essa unidade de diagnóstico com ultrassom, com uma qualidade como estamos apresentando a população, é digno e merecedor de todo o esforço dos médicos e de toda essa equipe do Centro de Diagnóstico. A nossa saúde pública vai avançar. Esse é o nosso objetivo, que a população tenha mais oferta de exames e de leitos. Me sinto muito feliz de estar hoje contribuindo com esse progresso, eu, na qualidade médico, em tão pouco tempo, tantos avanços”, afirmou Loredan Mello, prefeito de Altamira.
Mello também anunciou a implantação, ainda neste mês, do horário de atendimento noturno na Unidade Básica de Saúde do bairro Bela Vista, além da retomada da construção do Hospital Materno-Infantil e a construção do UNACON – um centro especializado em Oncologia (tratamento de câncer) de consultas, cirurgias e quimioterapias – que será implantado no Hospital Regional Público da Transamazônica, em parceria com o Governo do Estado.
Texto: Antonio Luiz Ferreira
Fotos: Alicia Lima e Ezequias Alves