Incentivar a produção de pescado e promover a sustentabilidade da piscicultura em Altamira. São com esses objetivos que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), está implementando uma série de ações voltadas para o desenvolvimento desse setor.
Entre as principais iniciativas da Semagri, destacam-se a capacitação de produtores locais, a oferta de materiais e insumos para o manejo adequado dos criatórios, além de apoio técnico especializado.
“Hoje a Secretaria de Agricultura tem interesse realmente para que essa atividade possa ser mais abrangente“, afirmou o secretário de Agricultura, Sergio Mota.
Altamira possui em grande potencial de crescimento na piscicultura. A produção do município já abastece mercados tanto internos quanto externos, gerando emprego e renda para muitas famílias. Além disso, com o apoio da Semagri, os piscicultores podem melhorar as condições de suas instalações.
A Semagri também está em processo de articulação com outras entidades e parceiros para ampliar o alcance de suas ações e proporcionar mais benefícios aos piscicultores de Altamira.
Com as ações, a expectativa da gestão ‘Renovação, União e Trabalho’ é de que, nos próximos anos, Altamira torne-se um polo importante de produção de peixe no Estado, sendo referência em toda a região Transamazônica e Xingu. E os benefícios dessa futura conquista são as melhores possíveis: fortalecer a economia e gerar novas oportunidades de trabalho.