Prefeitura movimenta mercado do pescado com apoio a piscicultores locais

Durante os dias 06 e 07 de abril, a população altamirense teve a oportunidade de adquirir pescado na ‘1ª Feira do Peixe Vivo’, uma realização inédita da prefeitura de Altamira, que contou com o apoio imprescindível dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, e que aconteceu no Mercado Central da cidade.

Os piscicultores que recebem o apoio da Secretaria de Agricultura (Semagri), tiveram a oportunidade de apresentar para a população o resultado de mais de um ano de trabalho, permitindo além da comercialização de peixes, o incentivo ao consumo do pescado de qualidade, oriundo da piscicultura local e com preços acessíveis.

Ailton Soares de Oliveira é piscicultor e conta que cerca de 300 espécies entre tambaquis, tambatinga e pirapitinga foram comercializadas na Feira do Peixe Vivo e enfatizou que o apoio técnico feito pela Semagri, foi importante para que o sonho virasse realidade.

“Gostaria de enfatizar o apoio que a gente vem tendo nesses dois anos, desde o início do nosso projeto, com a prefeitura através da Semagri, trazendo pra gente a facilidade de conseguir os documentos que não foi fácil, e sem esse apoio a gente não teria chegado onde estamos chegando”, enfatiza.

Bruno Dias é engenheiro de pesca da Secretaria Municipal de Agricultura e comenta sobre a importância dessa assistência feita com os produtores.

“A Semagri vem apoiando os piscicultores na região de Altamira, e seu Ailton, Tercio e Wilson são produtores assistidos pela secretaria, demos todo o apoio no licenciamento ambiental e desde o começo do ano de 2021, estamos assistindo os proprietários, dando assistência técnica”, e conclui afirmando que “esse apoio permitiu que os piscicultores estejam comercializando peixes para a comunidade”.

Agora que você conheceu o trabalho feito pela Semagri com os piscicultores, você já se perguntou como esse peixe é criado?

Para que os produtores conseguissem oferecer o pescado vivo, na iniciativa inédita da prefeitura de Altamira, todo um processo de criação em tanques suspensos foi feito para que os peixes pudessem crescer. A propriedade que fica a 23 quilômetros do centro urbano de Altamira, possui 4 tanques de 60 mil litros, 3 de 10 mil litros, além de um de 50 mil litros, com atualmente 6 mil peixes de três espécies.

Tércio Venâncio é um dos proprietários da chácara e também responsável pelo monitoramento e alimentação dos peixes, ele conta que o sonho do sócio, Wilson Barbosa, hoje é o sonho dos três.

“No começo era só um sonho, a gente não tinha conhecimento, e nos juntamos com a equipe da Semagri que nos deu o suporte, e hoje estamos nas vésperas de fazer nossa principal ação, e estar compartilhando esse sonho com a sociedade de modo geral, porque vamos poder oferecer um produto que é produzido de forma mais orgânica possível que estamos conseguindo”, declara o piscicultor.

E, uma das técnicas usadas nos tanques é a Wolffia Brasiliensis, de origem da América do Sul. Conhecida por ser a menor planta com flor do mundo, é usada para alimentar os peixes. Rica em proteína, com 40% em sua composição, substitui parte da ração tradicional, garantindo a qualidade do pescado.

O apoio dado pelas equipes da Secretaria Municipal de Agricultura, para os produtores de pescado, contribui com o fortalecimento da economia local, oportunizando geração de emprego e renda.