Prefeitura promove evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

0

Fortalecer a rede de apoio às pessoas com autismo e suas famílias. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), realizou neste domingo, 6 de abril, um evento especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Centenas de crianças participaram das programações ofertadas.

Com o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, a programação buscou sensibilizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando um ambiente de inclusão e conscientização.

O evento contou com uma série de atividades e serviços para os participantes, incluindo o cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais, emissão de documentos como Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), ID Jovem, e Carteira de Trabalho Digital, além de atendimentos médicos e odontológicos. A programação também incluiu a imunização, serviços de odontomóvel e a emissão de credenciais para estacionamento, com o objetivo de oferecer um atendimento completo à população.

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, Jaqueline Cruz, destacou a importância desses eventos para promover a visibilidade da causa. “Esses eventos são extremamente importantes para que a gente possa dar visibilidade à causa, trazer conhecimento e principalmente conscientização“, afirmou. Além disso, o CAPS ofereceu uma área de brinquedos para os autistas adultos e um espaço de relaxamento para as mães, com apoio de alunos da Faculdade Serra Dourada, que distribuíram escalda-pés e promoveram atividades artísticas.

A educadora Simone Carvalho, mãe do Theo e do Matheus, duas crianças atípicas, também se manifestou sobre a relevância da data, reforçando que, embora o mês de abril seja importante para trazer atenção ao tema, a conscientização sobre o autismo precisa ser uma pauta diária. “A importância não é só no mês de abril. No restante do ano, ainda enfrentamos a falta de eventos e apoio, e isso precisa mudar“, afirmou Simone.

Simone é mãe de duas crianças atípicas.

Luane Silva, mãe do pequeno Caleb, ressaltou a importância de desmistificar o autismo para a sociedade. “Muitas pessoas acham que o autismo é frescura, mas precisamos quebrar o preconceito. O autismo não é isso“, disse ela, que acompanhou o evento com seu filho para que ele pudesse se divertir.

Luane levou o filho Caleb para aproveitar o evento.

A Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, por meio de sua titular Eunédia Araújo, destacou o papel essencial da Prefeitura na organização do evento, que envolveu diversas secretarias para garantir um dia de acolhimento, informação e diversão para as crianças e adolescentes com TEA. “A Semaps está aqui para dar informações e participar com todo o amor, pois queremos transmitir isso em nosso projeto: acolhimento e valorização das nossas crianças autistas“, enfatizou a secretária.

O evento foi uma oportunidade de promover uma reflexão sobre a necessidade de um atendimento contínuo e de ações que ultrapassem o mês de abril, ampliando a conscientização e o respeito ao longo de todo o ano.

A programação também foi prestigiada pelo prefeito de Altamira, Loredan Mello, pela vice-prefeita, Thais Nascimento, pela primeira-dama, Paola Abucater, pelo secretariado e por vereadores.

COMPARTILHE

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade