Quem precisa de atendimentos odontológicos agora já pode contar com o funcionamento pleno deste serviço, em Altamira. A saúde bucal está passando por um processo de modernização, com 11 unidades já funcionando, de um total de 21, sendo 02 atendendo até 22h.
“Quando assumimos, apenas 3 unidades funcionavam de forma precária. Hoje, já temos, inclusive, duas unidades, que são as da Brasília I e II e Jatobá, atendendo no terceiro turno, até 22h”, informou o coordenador da saúde bucal na cidade, o cirurgião dentista Rafael Carvalho. Ele acrescentou que a demanda de pacientes em atraso era grande. “Chegou hoje, sexta-feira (24/01), pacientes de julho do ano passado, que souberam sobre o retorno dos serviços aqui no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)”, disse.
Os benefícios dos serviços de saúde bucal vão muito além do recebimento de próteses ou restaurações de canal, por exemplo. Para a aposentada de 68 anos, Waldira Pereira Fernandes, que recebeu sua prótese hoje, trata-se de um novo recomeço, sem a dor e os incômodos de cerca de 20 anos. “Eu não conseguia mais me alimentar direito. Vivia com dores de cabeça e estava indo o tempo todo na UPA, com o meu filho, tomando remédios, que não funcionavam mais”, lembra.
Porém, de acordo com o protesista e responsável pelo atendimento da paciente, Pedro Brito, os sintomas estavam diretamente ligados à imperfeição e aos danos causados pela prótese antiga usada pela aposentada. “Próteses inadequadas estão diretamente ligadas à perda da mastigação. Não basta apenas colocar a prótese no paciente; é necessário um processo de ajuste, de adequação, um período de acompanhamento, para que o paciente possa recuperar plenamente a capacidade mastigatória”, explicou.
Pedro Brito destacou a importância da saúde bucal preventiva, o que infelizmente, ainda está longe da realidade. “Quando um paciente tem cárie, geralmente não faz o tratamento correto. Só costuma ir ao dentista quando está com dor extrema. Ele esquece, inclusive, que os dentes são responsáveis pela acústica da fala. Então, o caso já evoluiu da cárie para o canal”, disse, acrescentando que a prevenção muitas vezes evita a prótese.
O tempo de espera pela nova prótese leva, em média, 20 dias. “O paciente precisa vir de 06 em 06 meses para fazer a manutenção da prótese dentária”, pontuou.
A estrutura do CEO, que fica localizado na Rua Abel Figueiredo s/nº, no bairro Aparecida, conta com cerca de 20 profissionais que atendem 06 especialidades: próteses dentárias, laboratório de próteses, endodontia, periodontia, odontopediatria e bucomaxilofacial. São atendidos, mensalmente, aproximadamente 51 pacientes.
“Para ter acesso aos serviços de saúde bucal a população deve procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima e solicitar atendimento com o odontologista da unidade, que fará a avaliação e, em seguida, o devido encaminhamento”, finalizou Rafael Carvalho.
Texto: Lívia Alfaia / Ascom PMA
Fotos: Alicia Lima / Ascom PMA