Programa Bênção: Mudando Vidas em Altamira e Promovendo Dignidade Social

Um programa inovador está garantindo comida na mesa para centenas de famílias de Altamira. Criado pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (SEMAPS), o ‘Bênção’, lançado neste mês de Julho na cidade e nos distritos, tem como objetivo garantir dignidade e oferecer suporte aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

“Eu estava precisando muito, tenho 4 filhos e estava enfrentando dificuldades. Estou emocionada, pois pensava na alimentação das minhas filhas, e isso me partia o coração. Mas graças a Deus, esse programa chegou e nos abençoou”, disse emocionada a Raely Lima, moradora da RUC Casa Nova.

Na primeira fase, foram beneficiadas 1.126 famílias cadastradas desde janeiro, recebendo um pagamento retroativo no valor de R$ 1.200 (mil e duzentos reais). Agora, essas famílias passarão a receber mensalmente R$ 200 (duzentos reais), conforme aprovado em Projeto de Lei pela Câmara de Vereadores.

“Até agora estou surpresa, esperava receber R$ 200, mas recebi R$ 1.200. Para quem mora de aluguel, é gestante e mãe de dois filhos, não é fácil. Esse dinheiro veio em um momento oportuno, uma verdadeira bênção em nossas vidas. Agradeço à prefeitura, assim como muitas famílias que estavam enfrentando muitas dificuldades”, destacou Daniele Trindade, moradora do Ruc Jatobá.

Para implementar o Programa Bênção, a Prefeitura de Altamira estabeleceu polos que alcançaram mais de 50 bairros na cidade, incluindo a zona rural, a região de rios e os distritos de Castelo de Sonhos e Cachoeira da Serra. A caravana do ‘Bênção’ visitou os polos e fez os pagamentos nos seguintes dias:

– 03/07: Bairro Lama Negra – 189 famílias beneficiadas;

– 04/07: RUC Água Azul (Escola Ideal) – 194 famílias;

– 05/07, Escola João Rodriguez (Mutirão) – 204 famílias;

– 06/07, Escola Geraldo Emídio (Bela Vista) – 130 famílias;

– 07/07, Escola Getúlio Vargas (RUC Casa Nova) – 255 famílias;

– 08/07, Escola Rui Barbosa (RUC Laranjeiras) – 148 famílias.

A chegada dos recursos nas contas das famílias foi motivo de grande alegria e celebração em cada polo. Suelen Alves, Secretária Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), ressaltou que o Programa Bênção trará mais qualidade de vida aos altamirenses em situação de vulnerabilidade social. “Essas famílias poderão contar com uma renda complementar. Para muitos, pode parecer pouco, mas para quem não tem, é muito”, destacou a secretária.

Cadastro de Famílias para o Bênção:

Segundo a SEMAPS, nos próximos meses, o Programa Bênção pretende amparar um total de 3.000 famílias. Para fazer o cadastro, um dos critérios é que a família esteja inscrita no CAD Único e que tenha renda familiar mensal de até ¼ do salário mínimo vigente (R$ 325,50). No caso de famílias que tem filhos menores, eles precisam estar matriculados e frequentando a escola regularmente.

Documentos Necessários:

Cópias de RG, CPF, Título Eleitoral e Comprovante de Residência. As pessoas que não tiverem condições financeiras de levar as cópias dos documentos pessoais, podem se dirigir aos locais de inscrição que serão atendidas da mesma forma.

Locais de novos cadastros:

– CRAS I: Rua Cel. José Porfírio, 3100, bairro Esplanada do Xingu (próximo a balsa da Assurini);

– CRAS II: Rua Leonício Antonio, 115, bairro Mutirão;

– CRAS III: Rua Sabugueira, 215, Ruc São Joaquim;

– SEMAPS: Rua Acesso II, s/n, bairro Esplanada do Xingu (em frente a Top Academia).

Duração do Bênção:

O Programa terá duração inicial de 12 meses, podendo ser renovado de acordo com a dotação orçamentária anual.

Raimunda Nascimento, moradora do Água Azul, expressou sua gratidão: “Estou muito feliz por ter recebido esses R$ 1.200, não esperava. Agradeço à prefeitura por trazer esse programa para nós aqui. Preciso fazer uma cirurgia no meu joelho, e esse dinheiro veio em uma boa hora”.