Através de uma ação integrada entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e de Saúde (SESMA) de Altamira, a rede de ensino do município começa a receber diversas ações de saúde nas escolas. O programa tem como principal objetivo acompanhar crianças e passar orientações de saúde aos pais e responsáveis.
“O PSE ele visa fazer a integração entre a saúde e a integração para levar assistência ao ambiente escolar”, afirmou Francemary Gomes, nutricionista do programa.
A primeira ação do programa iniciou na creche Vereador Ademar Teixeira realizada pelo Núcleo Integrado Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), onde atendeu dezenas de crianças com até 03 anos de idade. A programação aconteceu durante dois dias e contou com avaliação nutricional, consumo alimentar e administração de vitamina A.
“São 22 escolas pactuadas quando o município aderiu ao programa, e temos 11 prioritárias, então todos os alunos irão receber os atendimentos de orientação”, declarou a nutricionista responsável pelo programa, Francemary Gomes.
Gislene Teixeira, mãe de Heitor Sousa de 2 anos, foi até a creche participar da ação e recebeu atendimento, ela avalia que o programa vem para somar com o desenvolvimento das crianças.
“A gente aprendeu bastante coisa importante, e pro desenvolvimento da criança e da família isso é muito bom”, ressaltou Gislene.
O grupo de atendimento do NIM é formado por 10 pessoas e além de nutricionista conta também com fonoaudiólogo, assistente social, educador físico e psicólogo. Ao decorrer do ano, cerca de 22 intuições de ensino devem receber o programa saúde nas escolas.
Confira imagens da ação.
Veja a matéria!