Prorrogada Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Meningite em Altamira

Altamira estendeu a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a Meningite até o dia 31 de julho de 2023. É uma oportunidade imperdível para garantir a proteção contra essas doenças sazonais que podem afetar a saúde de todos.

Meningite:

A meningite é uma doença que pode causar complicações graves e até mesmo levar à morte. Ao ampliar a disponibilidade dessa vacina para toda a população, Altamira busca fortalecer a imunização coletiva e diminuir os riscos de surtos da doença. Em todas as unidades de saúde de Altamira a população terá acesso à vacina contra a meningite e forma prática e muito rápida.

A coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Sáude, enfermeira Lienda Bandeira, reforçou o prazo estendido da campanha. “A Vacina Meningo C foi prorrogada até 31 de Julho de 2023, e a meta que nós temos para alcançar é 95% da população. A principal forma de prevenir a forma grave da meningite bacteriana, é através da imunização”, disse a enfermeira.

Influenza:

Além disso, a vacinação contra a influenza estará disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A gripe, causada pelo vírus influenza, é outra doença comum durante o inverno e pode levar a complicações sérias, especialmente em grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com doenças crônicas. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

Ao vacinar-se contra a influenza, você estará protegendo a si mesmo e contribuindo para a diminuição da circulação desse vírus na comunidade.

“A Campanha da Influenza foi prorrogada até setembro de 2023, é uma forma de resguardar, a própria saúde, e acima de tudo prevenir-se. A Imunização reduz a necessidade de hospitalizações todos os anos no Brasil. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários”, explicou a enfermeira Lienda.

A prefeitura de Altamira, por meio da SESMA, tem incentivado a comunidade a buscar a atualização da carteira de vacinação. Além das vacinas contra a Meningite e Influenza, as pessoas podem se imunizar contra a hepatite B, tétano, H1N1, tríplice viral, febre amarela e a bivalente, última dose contra a covid-19.

A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças infecciosas e proteger a saúde da população. Todas as unidades de saúde da cidade disponibilizam as vacinas gerais e as de campanha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As pessoas precisam levar o cartão SUS, um documento de identificação com foto, e a carteira de vacinação. Altamira Prefeitura, Mais Vida, Mais Saúde, Mais Futuro.