Um grande esquema de segurança está sendo preparado para o ‘CarnaXingu’, que acontecerá nos dias 17, 18, 19 e 20 de fevereiro. Para isso, as forças de segurança se uniram à prefeitura de Altamira para definir as estratégias que irão garantir a segurança dos foliões. A reunião de planejamento da segurança do ‘CarnaXingu’ foi realizada na manhã desta quarta-feira, 08/02, entre as secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer e Segurança Pública. Também participaram o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), o 9º grupamento do Corpo de Bombeiros, as Polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal, o SAMU e a Defesa Civil do Estado e Município.
O reforço na segurança pública vai garantir que o retorno de uma das maiores festas populares do país, pelas ruas da cidade, seja realizado de forma pacífica e segura. Todas as forças de segurança que participaram da reunião, reafirmaram de forma unânime, que as ações necessárias serão efetuadas para garantir a segurança de todo o evento.
Para reforçar ainda mais essas estratégias, cerca de 60 seguranças particulares serão contratados pela prefeitura de Altamira. Eles deverão acompanhar os dias de folia no ginásio Nicias Ribeiro e na Concha Acústica (na Orla da cidade). A Secretaria Municipal de Segurança Pública estima que cerca de 250 pessoas estarão envolvidas na segurança geral do evento.
De acordo com o secretário da SEGMUC, Marcos Silva, as câmeras de segurança serão parte importante do monitoramento da folia que vai acontecer na Concha Acústica, auxiliando as forças de segurança na identificação de pessoas em atitudes suspeitas ou procurados pela justiça.
Com a definição de atuação de cada órgão de segurança, o Corpo de Bombeiros afirmou que deverá intensificar o apoio no Carnaval de Altamira, garantindo também, a segurança dos banhistas que buscam as praias para o lazer. As policias Civil e Militar irão atuar com equipes extra e de plantão, assim como o SAMU.
O evento, que nas duas primeiras noites está marcado para encerrar a 1h da manhã, na Concha Acústica, resgata a alegria do carnaval, garantindo movimentação de turismo regional e o aquecimento da economia local. É também a Oportunidade de resgatar a cultura e promover o desenvolvimento do município.