Uma das datas mais emotivas do ano e que costuma reunir famílias em todo o mundo para celebrações, chegou inundando com muito amor o serviço público municipal. O segundo domingo de maio de 2024, Dia das Mães, é celebrado com alegria entre mães e filhos que fazem parte da administração pública municipal.
Maria Sousa, mãe da pequena Nathália, de 4 anos, acumula o orgulho de ter uma filha abraçada em seu setor de trabalho. Servidora da Secretaria Municipal de Finanças, da Prefeitura de Altamira, ela cumpre uma carga horária de 6 horas diárias de trabalho e divide o final de seu expediente com filha, que chega da escola no final da manhã.
Narcivânia Oliveira e Andreia Sousa também fazem parte desse grupo de mães jovens que conciliam o serviço público com a criação de seus filhos. Andreia é mãe de três adolescentes, enquanto Narcivância, da Elis, de 4 anos. Ambas compartilham o imenso orgulho que sentem pela maternidade, embora também carreguem a saudade de suas mães falecidas.
“Eu sempre falo que se eu puder ser um por cento pra minha filha do que a minha mãe foi pra mim, eu vou ser a melhor mãe do mundo”, explica Narcivânia, seguida pela colega Andreia Sousa que complementa o sentimento da criação que recebeu de sua mãe, “Ser filha define para mim o sentimento de gratidão por tudo o que eu sou, por todos os princípios que ela me ensinou e que eu tento passar para os meus filhos. Então meu sentimento de filha, o significado de ser filha é minha eterna gratidão à minha mãe”, relatou Andreia.
Do outro lado da experiência materna está Vilanir Reis, uma servidora de carreira e mãe adotiva de uma filha única. Sua jornada reflete a realidade de inúmeras mulheres que encontraram na adoção a realização do sonho da maternidade, mesmo sem terem sido mães biológicas. “Eu me sinto tão mãe quanto mãe que gera porque é um amor grande, inexplicável, não precisava nem ter saído da barriga pra me sentir tão mãe quanto eu sinto que sou mãe dela”, destacou Vilanir, emocionada.
Quatro servidoras públicas, quatro trajetórias distintas, quatro mulheres que personificam a diversidade de experiências maternas em todo o Brasil, enfrentando os desafios com um amor incondicional que apenas as mães compreendem. E o último recado dessa homenagem é transmitido por cada uma delas.
Maria Sousa: “Desejo um feliz Dia das Mães pra todas as mamães guerreiras que se dedicam aos filhos e a todas as mamães aqui da Prefeitura de Altamira.”
Narcivânia Oliveira: “Mamães daqui de Altamira, servidoras, todas as mulheres de Altamira, eu desejo a todas vocês um feliz Dia das Mães, que vocês possam estar com o maior bem de vocês, que são os filhos, e pras que também não podem estar, mas que Deus as abençoe infinitamente!”
Vilani Reis: “A todas as mães do meu setor de trabalho, da contabilidade da Prefeitura de Altamira e os demais setores da Prefeitura, eu desejo o feliz Dia das Mães”.
Andreia Sousa: “Eu desejo para todas as mães servidoras públicas um feliz Dia das Mães a cada uma que também teve o privilégio de ser mãe. Nesse dia especial, eu deixo meu abraço para cada servidora”.