Servidores da educação da prefeitura de Altamira participam de Jornada Pedagógica 2023

A Jornada Pedagógica 2023 realizada pela prefeitura de Altamira com a participação de toda a rede municipal de ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), teve como tema ‘Foco na aprendizagem com qualidade, inclusão e equidade’, ressaltando a preocupação de quem faz a educação, fazendo com que os educadores possam construir uma nova escola, um novo tempo, onde os alunos possam ser ouvidos.

Se o futuro não é uma repetição do passado, a Dra. Mônica Martins Samia – Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, participou do encerramento da Jornada Pedagógica, e durante sua palestra aos professores da educação municipal de Altamira, chamou a atenção para que o acesso à informação seja transformado em compreensão.

“É uma alegria imensa estar em um município tão grandioso. Precisamos construir um mundo mais humano, com mais compaixão, mais ético e nós fazemos parte da construção desse futuro, nesse presente’, afirma a palestrante.

O evento permitiu que 1.045 professores, coordenadores, diretores e servidores da Semed pudessem analisar e até mesmo, repensar o formato atual da educação, buscando aprimorar o ensino e o aprendizado dos alunos.

“Que possamos fortalecer os valores mais essenciais na educação, a alegria de aprender, e o sabor que cada um de nós professores, precisa ter também em aprender”, destaca a dra Mônica Samia.

Neste ano, a rede municipal de educação dos distritos de Castelo de Sonhos, Cachoeira da Serra, Cachoeira Seca, além de Vila Canopus e Vila Caboclo participaram on-line das palestras que aconteceram durante três dias, no Centro de Convenções e Cursos do Premem. A iniciativa promove uma verdadeira e ampla discussão sobre a modernização e aprimoração da educação de crianças e jovens.

Professores da Reserva Extrativista – RESEX, realizaram uma apresentação teatral que chamou a atenção das crianças que acompanharam o encerramento da Jornada Pedagógica 2023, da Semed. A apresentação trouxe a importância da educação lúdica para o melhor aprendizado e absorção dos alunos.

O psicólogo da SEMED, José Cândido, falou sobre a preocupação da secretaria em promover uma formação de qualidade, que atendesse todos os professores.

“Durante três dias nós tivemos a oportunidade de promover um encontro pensando em levar uma educação de qualidade a todos os professores das Resex, da educação indígena, das áreas rurais e da urbana, garantindo acesso de todos, na transformação da educação do município”, declara o psicólogo.

A formação teve certificado e ao final, apresentação da banda Gra e os Bacanos, que levou sucessos do pop rock, bregas marcantes e muita alegria.

Texto: Stefany Bragança
Imagens: Junior Soares