Tendo como principal objetivo aprimorar o plantio de mudas no viveiro da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), a prefeitura de Altamira realizou durante a tarde da terça-feira, 28/03, uma oficina sobre técnicas de enxertia de mudas com servidores da secretaria.
Wiliam Nogueira, é engenheiro agrônomo da Semagri, e fala sobre a necessidade de ter boas técnicas para que o produtor receba uma muda que vai garantir melhor produção.
“A qualificação permite que o nosso produtor possa receber uma muda sadia, e com padrão de qualidade adequado, para que ele receba uma planta saudável e altamente produtiva em sua lavoura”, comenta o engenheiro.
A enxertia quando bem feita, facilita o manejo da planta, e entre outros benefícios, dá a oportunidade do produtor ter uma colheita dos frutos antecipada. Gibson Santos, técnico agropecuário da Semagri, participou da capacitação e falou sobre a importância desse tipo de ação para o agricultor familiar.
“Para nós é muito importante pois vamos estar aperfeiçoando nossos conhecimentos e podendo orientar outros produtores, futuramente”.
A enxertia de mudas é uma técnica de propagação de plantas em que se une um pedaço de uma planta (chamado de enxerto) a uma outra planta (chamada de porta-enxerto) para que ambas cresçam juntas como uma única planta, e com isso, a muda enxertada terá uma produção precoce e porte menor.
O viveiro da SEMAGRI tem capacidade de produção de 70.000 mudas, e desempenha um papel importante no apoio aos produtores locais, com assistência técnica e doação de forma gratuita de mudas de cacau ou açaí aos produtores que estiverem cadastrados. Atualmente a população pode encontrar mudas de: café, cajá, caju, banana, macharimbé e jatobá, basta ir até a sede da secretaria e pegar a sua.
O produtor que deseja ser beneficiado no próximo lote de produção de mudas de cacau ou açaí, deverá procurar a secretária para a realização de um cadastro prévio que iniciará no mês de julho deste ano de 2023.