Um novo tempo para o Assurini: Prefeitura transforma a zona rural de Altamira

0

A Gleba Assurini vive um momento de transformação, resultado das medidas da gestão ‘Renovação, União e Trabalho’. Por meio de investimentos, ações estruturantes e projetos voltados ao desenvolvimento social e econômico, a Prefeitura está promovendo melhorias na educação, infraestrutura, saúde e agricultura da zona rural de Altamira.

Educação de qualidade para o campo

A educação é uma prioridade da gestão municipal. Atualmente, 25 escolas atendem a comunidade rural, garantindo ensino infantil e fundamental em diversas localidades, sendo elas: Agrovila Sol Nascente, Travessão do Babaquara, Travessão do Gorgulho da Rita, Travessão do Cajá I, Travessão do Cajá II, Travessão do Bom Sossego, Travessão do Dispensa II, Travessão do Palhal, Travessão do Bom Jardim, Travessão do Itapuama, Travessão do Pimentel, Travessão do Via Xingu, Travessão do Espelho, Travessão da Firma, Travessão do Picadão, Travessão do Cajueiro e Travessão do Ituna III.

Para garantir o acesso dos alunos às unidades escolares, a Prefeitura disponibiliza 41 veículos destinados ao transporte escolar, assegurando conforto e segurança no deslocamento diário.

Infraestrutura: Estradas que conectam e desenvolvem

Apesar do inverno amazônico, a Prefeitura está recuperando estradas de diversas localidades no Assurini, com o objetivo de facilitar o escoamento da produção e melhorar a mobilidade das famílias.

Desde o início do ano, foram realizadas obras de recuperação nas estradas dos travessões do Bom Sossego, da Terra Preta, do Gorgulho da Rita II, do Bom Jardim I e II, do Palhal, do Dispensa I, da Transassurini, além de trechos da Agrovila Sol Nascente, do Travessão da Firma e do Babaquara.

Além das estradas, o trabalho a Prefeitura também contempla a construção e reforma de pontes, essenciais para a trafegabilidade e segurança dos moradores. Até o momento, já foram entregues 14 pontes no Assurini, localizadas no Travessão do Cajá I, Travessão das Mangueiras, Travessão do Itapuama, Travessão da 6 e na Transassurini.

Saúde humanizada e com serviços de excelência

Proporcionar saúde de qualidade e acessível ao homem e à mulher do campo é um compromisso do atual governo. A zona rural conta com quatro postos de saúde, localizados na Agrovila Sol Nascente, no Travessão do Babaquara, Travessão do Quatro Bocas e no Travessão da Firma.

Nessas unidades, a população tem acesso a atendimentos médicos e de enfermagem, serviços odontológicos, coleta de exames, triagem, curativos, vacinação e distribuição de medicamentos.

Desenvolvimento sustentável e fortalecimento da agricultura

O projeto ‘Refloresta Altamira’ é uma iniciativa inovadora que está revitalizando a produção agrícola local. Neste ano, já foram distribuídas 126 mil mudas de cacau e açaí para agricultores dos travessões da Firma, da Terra Preta e de outras comunidades rurais.

A Prefeitura entende a importância da agricultura familiar para a economia e busca fortalecer a produção sustentável, incentivando à plantação de frutas que geram emprego, renda e preservam o meio ambiente.

As ações da gestão ‘Renovação, União e Trabalho’, em menos de três meses de governo, valorizam a população da zona rural de Altamira, proporcionando bem-estar, dignidade e oportunidades para um tempo de transformação da localidade.

Texto: Antonio Luiz Ferreira
Fotos: Ezequias Alves e Junior Soares

COMPARTILHE

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade