Volta às aulas 2024: Altamira inaugura ano histórico na Educação

A Prefeitura de Altamira tem o prazer de informar que o período letivo 2024 já começou. Alunos do 1º ao 5º e do 6º ao 9º ano, assistidos pela Secretaria Municipal de Educação, retornam às salas de aulas nesta segunda-feira, dentro do cronograma elaborado pela Semed durante a reestruturação do sistema altamirense de ensino.

De hoje até a quinta-feira, 29 de fevereiro, os alunos participam de atividades de ambientação, a fim de que se adaptem aos locais onde irão estudar.  As grades de aulas, corpo técnico, merenda diária e atividades pedagógicas entram, de forma definitiva, até a sexta-feira, 1º de março.

Pais, professores e diretores têm neste momento a oportunidade de conhecer de perto as estruturas e entender as adaptações realizadas pela Semed. Para bebês e crianças atendidos nas creches da rede municipal, as aulas serão retomadas no dia 4 de março, próxima segunda-feira. Na mesma data, também passam a funcionar as ESTIMAS – Escolas Em Tempo Integral.

A gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’ inaugurou recentemente as duas primeiras ESTIMAS de toda a região Transamazônica e Xingu. O modelo inovador oferece, além de aula ao longo do dia, ensino complementar, reforço, Inglês (desde as primeiras séries), ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e também garantem acesso a alunos com deficiência, com a instalação de rampas e elevadores. As ESTIMAS Octacilio Lino e José Burlamaqui de Miranda têm capacidade para atender 700 crianças, do primeiro ao quinto e do sexto ao nono ano.

A reestruturação do sistema educacional em Altamira é um avanço importante para o aprimoramento do serviço responsável pela formação de nossos alunos e alunas. 2024 inicia, de fato, para crianças e adolescentes, como um ano histórico.

Educação em números

A rede de ensino em Altamira é a maior do Xingu e Transamazônica, com mais de 25.000 alunos matriculados desde a Educação Infantil até o 9º ano, séries que compõem a grade de responsabilidade da administração municipal. Em creches, a Secretaria de Educação (Semed) disponibiliza 2.400 vagas este ano. Desde que assumiu, a gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’ ampliou a oferta em mais de 900 novas vagas.

Com a educação inclusiva, atendendo a alunos com diferentes especificidades cognitivas e motoras, Altamira alcança a marca de 1.100 alunos e alunas em sala de aula, garantindo o cumprimento do direto à educação a todos.

Reestruturação em detalhes

O maior déficit na educação do município era creche. Com isso, a Semed realizou uma série de adequações. A escola Gondim Lins, por exemplo, foi organizada para funcionar com sua capacidade plena e dentro do que é permitido por lei, 25 alunos do 1º ano; do 2º ano em diante com 30 alunos; do 6º ao 9º ano com 35 alunos. Dessa forma, a questão “creche” teve uma atenção maior, com o objetivo de proporcionar mais segurança, sobretudo para as mães que precisam trabalhar e deixar as crianças em ambiente seguro e saudável. E nesse contexto, a Escola Deodoro da Fonseca foi transformada numa creche, com a oferta de 330 vagas e, ainda há vagas disponíveis.

Diante de toda a organização que foi realizada, vale destacar que o bairro de Brasília tem oferta de vagas para todas as crianças que lá residem, a Escola Carlos Soares atenderá do 1º ao 9º ano, um bairro contemplado com 1000 vagas, no total, nenhuma criança ficará fora da sala de aula. Outro destaque de 2024 é a escola José de Alencar que atenderá do 1º ao 5º ano e a Escola Carlos Soares que ainda tem bastantes vagas à disposição das famílias que buscam efetivar matrículas dos filhos. E a Escola Nair Lemos que será uma creche e disponibilizou 170 vagas.

Quanto ao início do ano letivo na zona rural e comunidades ribeirinhas, a equipe da Semed está organizando e promovendo treinamentos para que tudo esteja perfeitamente adequado para o início se dá na primeira semana do mês de março.

ESTIMA – Escola Em Tempo Integral

“A escola em tempo integral é uma festa para essa cidade. É um projeto do Governo Federal que traz uma metodologia diferenciada para tornar a base educacional muito mais forte”, afirma Maria das Neves.

O grande presente da educação no início desse ano letivo é o funcionamento de duas escolas em tempo integral José Edson Burlamaqui de Miranda e a Octacílio Lino. As Escolas em Tempo Integral (Estima) funcionarão em dois polos da cidade, a José Edson Burlamaqui de Miranda, com 330 vagas, do 1º ao 5º ano, no bairro Boa Esperança e Octacilio Lino, no bairro Independente I, com 350 vagas, do 6º ao 9º ano.

As Escolas em Tempo Integral (Estimas) vão funcionar normalmente desde o primeiro dia letivo de 2024. As equipes já estão sendo montadas, a gestão municipal está organizando as equipes e nomeará esse grupo de educadores. Para a formação desse grupo, virá uma equipe de profissionais de educação, de fora, que promoverá especificamente a formação para a equipe que vai atuar nessas duas Estimas.

Segundo a Secretária de Municipal de Educação, Maria das Neves, o calendário letivo de 2024 está programado para ter o seu encerramento no mês de dezembro. “Os sábados letivos irão acontecer, de forma pensada e programada, sem déficit nenhum ao aluno. Eles terão ‘estudo dirigido’, os alunos receberão orientação para realizar o estudo sem sair de suas residências”, esclarece Maria das Neves.