Abertura do II Concerto Ambiental de Altamira reúne sociedade, pesquisadores e governo para discutir Conservação Florestal, Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas

0

A noite de quinta-feira, 13 de julho de 2023, foi de abertura do II Concerto Ambiental de Altamira, um grande evento que teve a presença especialistas executivos, líderes comunitários, organizações governamentais e não governamentais e membros da sociedade civil. Com o tema “Os Desafios do maior município da Amazônia para o equilíbrio entre conservação florestal, desenvolvimento socioeconômico e mudanças climáticas”, a iniciativa busca soluções inovadoras para enfrentar os desafios ambientais da região.

A diversidade de convidados da área ambiental incorporou uma gama de perspectivas e conhecimentos, enriquecendo a abertura do evento. Entre os presentes, esteve Fabiana Alves, Diretora do Departamento de Cadeias Produtivas e Agregação de Valor, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAP), que elogiou Altamira como um exemplo de economia embasada na sociobiodiversidade.

“Nós falamos muito na economia embasada na sociobiodivesidadade. Altamira é o grande exemplo disso, nós temos povos e comunidades tradicionais, temos um município que é o maior do Brasil, com um rebanho muito expressivo de pecuária, produção de cacau, produção de açaí. Nós temos aqui realmente esse território ocupado, e capturar valor nisso é o grande desafio, quando nós temos grandes desafios, nós também temos grandes oportunidades. Altamira está de parabéns”, destacou Fabiana Alves.

O segundo dia de evento promoveu mesas redondas, debates e palestras que discutiram temas como a proteção das áreas florestais, a gestão sustentável dos recursos naturais, a redução das emissões de gases de efeito estufa, a adaptação às mudanças climáticas e o desenvolvimento de projetos. Marcelo Salazar, representante do Amazon Maná, destacou a importância de Altamira ser o centro dessas discussões. “Altamira é um dos maiores municípios do Brasil e tem mais de 80% de florestas conservadas, com populações indígenas, extrativas, agricultores familiares. E olhar para o potencial econômico dessas florestas é o grande desafio, e a grande oportunidade que Altamira tem, combinando serviço socioambientais com a diversidade de produtos que a gente tem aqui, aproximando a indústria pra agregar mais valor na região. Esses são desafios que podem colocar Altamira como uma das lideranças da Amazônia no desenvolvimento da bioeconomia”.  

Uma das principais ênfases do evento foi o engajamento da comunidade local na tomada de decisões e na implementação de ações voltadas para a proteção ambiental. Os moradores de Altamira são os mais afetados pelas consequências das atividades humanas e das mudanças climáticas na região, por isso é essencial incluí-los nos processos de tomada de decisão para garantir resultados efetivos e duradouros.

Essa segunda edição do Concerto Ambiental de Altamira marcou um momento significativo na busca por soluções eficientes para os desafios enfrentados pelo município. Com a participação ativa e engajada de diversos setores da sociedade, espera-se que ações concretas sejam integradas, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de forma equilibrada e preservando a rica biodiversidade da região amazônica para as gerações futuras.

“Altamira assume o protagonismo gigantesco em relação a busca pela II Edição do Concerto Ambiental. A abertura do evento foi sensacional, com a participação de mais de 500 pessoas na palestra inaugural, além daqueles que circularam pela feira. Isso mostra que os altamirenses estão preocupados com as questões ambientais”, enfatizou Antônio Ubirajara Umbuzeiro Junior, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade