Altamira destaca os avanços na educação inclusiva no Dia Nacional do Surdo

Neste 26 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional do Surdo, data que convida a reflexões sobre a inclusão e o acesso à educação para pessoas com deficiência auditiva. E, em Altamira, maior município do Brasil, é fundamental avaliar as possibilidades oferecidas às crianças no ensino infantil escolar, bem como todos os desafios enfrentados na promoção da educação inclusiva.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 15% da população brasileira com deficiência auditiva severa já nasce surda. A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que existam 500 milhões de pessoas surdas em todo o mundo, sendo 370 mil delas residentes aqui no estado do Pará.

Em Altamira, seis alunos surdos têm acesso a um suporte educacional que coloca a inclusão no centro do processo de aprendizado. Com professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) habilitados em Língua Brasileira de Sinais (Libras), os alunos têm a oportunidade de acessar uma educação direcionada e humanizada nas salas de aula do município.

“Avançamos na garantia de direitos dessas crianças e cada vez mais estamos conseguindo disseminar práticas de inclusão nas escolas, o que favorece significativamente na interação social de nossos alunos com deficiências, o que influência em todos os aspectos do seu desenvolvimento”, explica Márcia Priscila, coordenadora da divisão de educação especial e inclusiva.

Até o último levantamento realizado em agosto de 2023, a Secretaria Municipal de Educação de Altamira contava com 998 alunos da educação especial que apresentavam deficiências, transtornos e/ou altas habilidades. Número que reflete o compromisso da prefeitura de Altamira em garantir que cada criança e adolescente, independentemente de suas diferenças, tenha acesso a uma educação de qualidade.

“Pra mim enquanto profissional é uma satisfação e vejo como um privilégio poder contribuir com uma causa tão importante. Sinto-me na responsabilidade como profissional e cidadã de proporcionar meios para que todo esse suporte ocorra da maneira adequada e isso só é possível, pelos excelentes profissionais que dispomos na rede municipal de ensino de Altamira”, destaca Márcia Priscila.

Em um país onde cerca de 10 milhões de pessoas sofrem com algum grau de surdez, a campanha Setembro Azul foi criada para dar visibilidade à comunidade surda brasileira e conscientizar a sociedade sobre a importância da integração e do respeito às diferenças.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Altamira é a base desse esforço, garantindo que o município transforme a realidade das crianças surdas, demonstrando seu compromisso não apenas com a educação, mas também da oportunidade de se desenvolverem plenamente como cidadãs.