Altamira vacina adolescentes e jovens contra o HPV até 2 de junho

0

Termina neste domingo, 2 de junho, a campanha nacional de vacinação contra o vírus HPV. Altamira segue vacinando e chamando crianças, adolescentes e jovens de 9 a 19 anos do sexo masculino e feminino para tomar a dose única da vacina, que protege contra várias doenças, entre elas o câncer do colo do útero.

“Por que os meninos tomam? Porque os meninos são os transmissores? Eles tomam para não transmitir e as meninas tomam para não contrair esse vírus? Para no futuro não terem um câncer de colo de útero. Aquele jovem entre 15 e 19 anos que não tem nenhuma dose da vacina na sua carteira de vacina, pode estar procurando uma unidade de saúde até sexta-feira,” informou a vacinadora Elzely Torres, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

A vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) é uma importante ferramenta de saúde pública para a prevenção de várias doenças associadas ao vírus, incluindo cânceres e verrugas genitais, e protege contra infecções causadas pelo Papilomavírus Humano. Existem diferentes tipos de HPV, sendo que alguns são considerados de alto risco por estarem associados a cânceres, como o câncer do colo do útero, câncer de ânus, pênis, boca e garganta, e outros tipos causam verrugas genitais.

No Brasil, a vacina contra o HPV está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). O governo brasileiro incorporou a vacinação contra o HPV no Programa Nacional de Imunizações (PNI) com o objetivo de reduzir a incidência de câncer do colo do útero e outras doenças relacionadas ao HPV. Desde o ano passado o Ministério da Saúde tem uma nova estratégia de vacinação contra o HPV com o esquema em dose única, substituindo o antigo modelo em duas aplicações. E a vacina é considerada segura e eficaz.

Público-Alvo
O público-alvo continua sendo formado por meninas e meninos de 9 a 14 anos, mas após publicação da Nota Técnica nº 41 de 2024 do Ministério da Saúde, pessoas de 15 a 19 anos poderão receber uma dose da vacina, e portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) poderão se beneficiar da vacinação com esquema preconizado em bula, de acordo com sua faixa etária. O grupo prioritário também inclui pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual, pacientes oncológicos e outras condições específicas, conforme disposição do Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo receber a vacina até os 45 anos.

“Neste sábado, 01 de junho, estaremos vacinando no Projeto Prefeitura, na Escola Rilza Acácio, no bairro Nova Altamira. É importante apresentar a carteirinha de vacinação, o cartão SUS ou CPF”, reforçou Elzely Torres.

Transmissão
O vírus do Papilomavírus Humano (HPV) é transmitido principalmente por meio do contato direto com a pele ou mucosas infectadas. Um dos modos de transmissão se dá pelo contato sexual, por objetos contaminados como instrumentos médicos e estéticos (caso não sejam devidamente esterilizados), roupas e toalhas, entre outros.

A conscientização sobre como o HPV é transmitido e as formas de prevenção são essenciais para reduzir a incidência de infecções e as doenças associadas ao vírus e a adesão ao esquema vacinal recomendado são passos essenciais para proteger a saúde pública e individual.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade