Gastronomia do Amanhã: Mulheres participam de projeto culinário que valoriza ingredientes regionais

0

Valorizar ingredientes regionais, reaproveitar alimentos antes desperdiçados na cozinha e promover auxílio e desenvolvimento para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, para que possam ter as suas realidades transformadas. Esses são alguns dos objetivos do Projeto ‘Gastronomia do Amanhã’, evento

realizado por meio de vários parceiros, entre eles a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria de Assistência de Promoção Social (SEMAPS), e as empresas Equatorial Energia, Itaú e pelo grupo GPA (Companhia, Brasileira de Distribuição) – um dos maiores grupos varejistas alimentares da América do Sul, controlada pelo grupo francês Casino.

Essa foi a segunda edição do projeto em Altamira que alcançou 30 pessoas ligadas a projetos sociais da prefeitura. Elas receberam conteúdos de receitas que valorizam os ingredientes regionais, como tucupi e a castanha-do-Pará. “Nós da assistência social temos trabalhado em prol das famílias do projeto benção, onde nós mulheres somos o carro chefe desse projeto”, destacou Elizane Carreiros, coordenadora do Cepro.

Durante o curso, os alunos aprenderam também formas de reaproveitamento dos ingredientes da mesa paraense, para que possam modificar a alimentação, possibilitando agregar novos nutrientes à dieta. Além disso, o curso buscou inserir as crianças nessa dinâmica da gastronomia, fazendo com que elas possam provar e se deliciar com os ingredientes regionais.

“O objetivo é atender pessoas em vulnerabilidade social, principalmente mulheres que querem mudar sua realidade com a gastronomia, empreendendo ou mudando a alimentação do seu lar, para sua família, e de seus filhos”, informou Valnei Sandoval Junior, chef de cozinha e instrutor do curso.

Juliane Araújo Gomes, aluna do curso disse que em uma semana absorveu o que pode nas aulas. “Foi maravilhoso, novas aprendizagens, técnicas novas de segurança ao fazer a alimentação. Aprendi sobre o cumaru e a essência de baunilha. A cada aula foi uma aprendizagem nova para nós, uma novidade para todos nós alunos do curso. Foi maravilhoso e já vou praticar na cozinha do meu serviço”, comenta.

O projeto ‘Gastronomia do Amanhã’ percorre todos os municípios do Estado do Pará, afim de proporcionar incentivo às pessoas que nunca tiveram contato com a culinária paraense com o objetivo de fazê-las conhecer a qualidade dessas especiarias e seguir carreira. “A gente consegue com isso trazer um ofício para aquelas pessoas que mais precisam e até mesmo incentivar as pessoas a tomarem gosto pela gastronomia,” enfatizou João Pedro, gerente de relacionamento da Equatorial Energia.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade