Caminhada busca conscientizar população de Altamira sobre os riscos de acidentes no trânsito

“Precisamos ter um maior efetivo de população que se preocupa com a vida do próximo”, afirma o mototaxista Paulo de Sousa Martins, ao participar da caminhada do ‘Maio Amarelo’, que busca conscientizar a população para evitar acidentes no trânsito de Altamira, e que aconteceu no dia 12 de maio, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade.

A ação que acontece em todo o país, surge da necessidade de se buscar o cuidado e a responsabilidade que todo condutor deve ter, para evitar acidentes, alertando para a importância da conscientização da população altamirense contra os perigos no trânsito e a adoção de hábitos mais seguros.

“A gente precisa de conscientização ao respeito do nosso trânsito, ele é muito bagunçado, você vê acidente acontecendo que pode ser evitado, e que se tiver os cuidados do trânsito que são necessários, não acontece o acidente. Isso aqui é muito válido”, declara o mototaxista Paulo Martins.

Alusiva ao Maio Amarelo, a caminhada faz parte de uma série de atividades voltadas a educação de motoristas e pedestres para um trânsito seguro, e levou para as ruas da cidade órgãos da esfera municipal, estadual e sociedade civil que se reuniram para alertar a população sobre a violência no trânsito de Altamira. A ação contou ainda com uma simulação de acidente de trânsito, chamando a atenção para os riscos que todos correm quando as leis de trânsito são desrespeitadas.

A ação integra as atividades do Maio Amarelo, uma iniciativa da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública Mobilidade Urbana e Articulação da Cidadania (Segmuc) e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), voltada para a educação no trânsito e diminuição nos números de acidentes na cidade.

“A gestão municipal tem visado focado na pessoa, na vida, no bem estar de cada um. Então, essa campanha que tem o tema ‘No trânsito escolha a vida’ é certíssima, temos que fazer nossa parte, temos que preservar a vida, cuidar de nossos entes queridos e assim conseguiremos ter um trânsito mais seguro para todos”, ressalta o secretário municipal da SEGMUC, Marco Silva.

Dados do Demutran apontam que no primeiro quadrimestre de 2023, de janeiro a abril, foram registrados 216 acidentes na cidade de Altamira, tanto na área urbana quanto rural. A grande maioria desses registros, 121 ocorrências, é referente a colisões entre veículos ocasionadas por imprudências e desatenções no trânsito da cidade.

O órgão municipal ressalta que o município de Altamira possui uma frota de 69.918 veículos registrados, sendo mais da metade deles de motos (36.660), seguido por carros de passeio (12.903), caminhonetes (6.180) e caminhões (1.888). A cidade ainda possui tratores, camionetas, ônibus, micro-ônibus e veículos ciclomotores.

A programação do Maio Amarelo também contou com a participação de instituições de outras esferas da administração pública, entre elas, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), que atende toda a região sudoeste do Pará, sendo a unidade referência para casos de média e alta complexidades de todo o Xingu.

De acordo com o HRPT, entre os principais registros de acidentes estão envolvidos carros e motos, sendo que a maioria dos pacientes vítimas de acidentes de trânsito atendidos pelo hospital são motociclistas, representando 70% do total. Entre os traumas mais comuns estão: fraturas múltiplas, traumatismo cranioencefálico (TCE) e traumas de face. A faixa etária com maiores registros de atendimentos no Hospital Regional Público da Transamazônica é de 18 a 40 anos.

Ao longo do mês também estão previstas ações na área da educação no trânsito em vários pontos da cidade, envolvendo a fiscalização e blitz em vias, realização de blitz e ações em escolas, creches, sindicatos, associações, igrejas e empresas privadas, orientando condutores e pedestres com distribuição de panfletos educativos, exposições de faixas, peças teatrais e simulação de acidentes, buscando um trânsito cada vez mais seguro. As vias para a realização das ações de educação no trânsito foram escolhidas levando em conta o alto número de acidentes.